Urcamp sedia reunião regional do Projeto CEVID Itinerante para campanha do Banco Vermelho

A Urcamp será sede, nesta quinta-feira, 30, da 5ª Reunião Regional do Projeto CEVID Itinerante, que terá como um de seus destaques a Campanha do Banco Vermelho, ação simbólica que busca sensibilizar a sociedade sobre a violência contra a mulher e homenagear vítimas de feminicídio. O evento é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), por meio da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID), e conta com o apoio do curso de Direito da Urcamp.

A reunião ocorrerá a partir das 9h, no Salão de Atos do Campus Central da Urcamp, e tem como propósito fortalecer as redes regionais de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A atividade reunirá magistradas e magistrados, representantes do Ministério Público, Defensoria Pública, forças de segurança, órgãos municipais e estaduais, além de instituições de ensino, em um encontro técnico e interinstitucional.

Entre os temas abordados, estarão os projetos e ações voltadas ao combate à violência doméstica desenvolvidos pelo Tribunal de Justiça e pelas comarcas do interior. A programação contará com as palestras da juíza-corregedora e coordenadora do Projeto CEVID, Dra. Tais Culau de Barros, que apresentará os “Projetos da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRS”; da juíza de Direito titular da 2ª Vara Criminal e do Juizado da Violência Doméstica e Familiar e Infância e Juventude de Bagé, Dra. Paula Machado Abero Ferraz, com o tema “Ações em Rede na Comarca de Bagé”; e da juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Porto Alegre, Dra. Madgéli Frantz Machado, que abordará “Ações para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher”.

A Campanha do Banco Vermelho, que integra a programação, tem como objetivo estimular a reflexão e a conscientização sobre a gravidade da violência de gênero. Os bancos vermelhos, instalados em espaços públicos, simbolizam as mulheres vítimas de feminicídio. Em Bagé, a iniciativa é inédita, mas já foi adotada em outras comarcas do Estado, como Dom Pedrito, e vem se consolidando como uma ferramenta de mobilização social.

Como parceira local, a Urcamp participa da divulgação e promove ações educativas e de conscientização junto à comunidade acadêmica, reafirmando o compromisso institucional com a defesa dos direitos humanos e a promoção da igualdade de gênero.

Programação do CEVID

Local: Salão de Atos – Campus Central da Urcamp
Data: 30 de outubro de 2025 – Bagé

9h – Encontro com a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher

- “Projetos da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJRS” – Dra. Tais Culau de Barros
- “Ações em Rede na Comarca de Bagé” – Dra. Paula Machado Abero Ferraz
- “Ações para o Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher” – Dra. Madgéli Frantz Machado

12h – Encerramento