Com organização de professora da Urcamp, Volume dois do livro "História de Bagé - Novos Olhares" será lançado

Por Melissa Louçan/Jornal Minuano


Vários aspectos da história de Bagé são retomados no segundo volume do livro "História de Bagé - Novos Olhares", cujo lançamento está previsto para breve. A capa da obra, com foto de Julinho Pimentel, foi revelada nesta semana, através das redes sociais dos organizadores, Gustavo Figueira Andrade, Clarisse Ismério e Maria Medianeira Padoin. O livro sai pelo selo Casaletras.

Conforme explica Andrade, o livro será dividido em duas partes, com um total de 20 capítulos. A primeira parte, intitulada "Patrimônio, Cultura e Sociedade", contém 11 textos e um prefácio escrito por José Francisco Botelho, presidente da Academia Bajeense de Letras. Já a segunda parte, chamada "Economia, Fronteira e Política", apresenta nove textos. O texto da contracapa foi escrito por Miguel Frederico do Espírito Santo, presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Andrade relata que os autores foram convidados a contribuir para o volume, selecionando temas que mereciam um olhar mais profundo, tanto do ponto de vista histórico quanto de outras áreas afins, segundo a descrição da introdução do livro, assinada por Andrade. Ele também assina um capítulo na segunda parte do livro, chamado "As Memórias de José Thomás Mendes sobre a Revolução Federalista (1891-1896)".

A historiadora Clarisse Ismério destaca que a organização do livro começou em outubro do ano anterior e inclui novos artigos com aspectos não abordados no primeiro volume. Ela também apresenta um capítulo de sua autoria, Um conto de duas amigas: Andradina de Oliveira e Leocádia Greco. “Na realidade quem perpetua a história da Leocádia é Andradina, porque ela escreve uma biografia sobre ela e eu retomo essa biografia”, explica.

O lançamento do livro está previsto para setembro, mas a data exata ainda não foi divulgada.