Novos “Jovens Aprendizes” exploram o Campus Central da Urcamp em visita orientada
O setor de Recursos Humanos da Urcamp adotou uma iniciativa baseada no pertencimento para a preparação de oito estudantes de três escolas de Bagé que integram o recém-chegado grupo do programa Jovens Aprendizes, mantido em parceria com o Senac. Para facilitar a familiaridade, foi oferecida a oportunidade de conhecer de perto o Campus Central da Urcamp. A visita guiada teve como objetivo apresentar os principais espaços e setores da instituição, proporcionando uma visão abrangente de seu funcionamento e infraestrutura.
A modalidade Jovem Aprendiz desenvolvida entre Senac e Urcamp tem sido uma grande porta de entrada ao mercado de trabalho. Desde fevereiro de 2007, o programa já permitiu experiências profissionais para mais de 120 jovens. Atualmente, a Urcamp mantém 21 aprendizes compartilhando experiências e métodos de trabalho das diversas atividades e setores no campus central.
O TRAJETO
Os estudantes exploraram a Biblioteca da Urcamp, o Corujão e diversos laboratórios, como os de Farmácia, Engenharia Civil e de Jornalismo, além do Jornal Minuano. Também visitaram as instalações do curso de Direito, a Central do Aluno e a Central de Atendimento do Urcamp Digital. A imersão se estendeu aos setores administrativos, onde o grupo conheceu a Pró-reitoria de Ensino, a Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, a Controladoria Acadêmica, a Pró-reitoria de Administrativa e a Assessoria de Comunicação.
A visita proporcionou aos participantes uma dimensão da extensão de serviços e produtos da Urcamp em um recorte de uma instituição que também conta com o Hospital Universitário, o Museu Dom Diogo, o Museu da Gravura Brasileira, o Campus Rural e o Intec.
PONTO DE VISTA
Max Fonseca, 18 anos, estudante do Carlos Kluwe: "Eu achei uma universidade bem vasta, tem muitos setores que antes eu não conhecia. A gente até chegou a fazer um trabalho no Senac sobre isso. E aí eu consegui entender mais sobre a missão, os valores da Instituição. Achei bem interessante."
Maxuel Antunes da Silva, 16 anos, também estudante do Carlos Kluwe: "Urcamp é bem grande. Tinha alguns setores que eu ainda não conhecia aqui. A parte do Corujão era a única parte que eu conhecia. Fiquei sabendo também que não é só a Urcamp que tem aqui, o Hospital Universitário faz parte também, Biblioteca e Museu, achei bem interessante".
FOTOS: Jeferson Vainer - Ascom