Assembleia Geral aprova contas da FAT/Urcamp por unanimidade

Professsores Guilherme e Monica quando assumiram suas funções

A Fundação Attila Taborda (FAT), entidade mantenedora da Urcamp, apresentou em Assembleia Geral a sua prestação de contas anual referente ao exercício de 2023. O evento foi realizado na noite de sexta-feira, 28, de maneira presencial no salão de atos do campus central e, de forma virtualizada, para os demais campi da instituição, em Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. O resultado final do encontro destacou a aprovação unânime do balanço financeiro da gestão.

Esta aprovação refere-se aos balanços e demonstrativos financeiros das entidades mantidas, como o Centro Universitário da Região da Campanha – Urcamp e Hospital Universitário. A fundação mantém órgãos voltados ao desenvolvimento cultural e social da comunidade regional, como a Casa da Menina, Museu da Gravura Brasileira, Museu Dom Diogo de Souza, Jornal Minuano, Instituto Biotecnológico de Produção Vegetal – Intec e escolas de ensino técnico e fundamental.

Embora a Assembleia tenha ratificado a posição final da Fundação, as contas foram colocadas à prova em, pelo menos, outras duas análises ao longo do dia. Primeiro foi no Conselho Fiscal da FAT, durante a manhã. À tarde, foi a vez do Conselho Diretor da instituição reunir seus membros para a discussão. Nas duas oportunidades o trabalho foi aprovado, também, por unanimidade.

“O resultado positivo desta anuência do grupo, entretanto, não diminui a dificuldade financeira do período, tampouco os desafios que temos pela frente”,avalia a presidente da Fundação Attila Taborda, professora doutora Monica Palomino. Para ela, a instituição vem de um histórico de instabilidade financeira decorrente de dívidas anteriores que são de conhecimento de toda a comunidade acadêmica. “Isso demonstra que nossos colegas de instituição e do corpo técnico que fiscaliza nossas contas acreditam no futuro das ações da gestão”, avalia o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança.