Observatório Social é tema de palestra na Urcamp

Pelo menos 130 cidades do Brasil já possuem Observatórios Nacionais, que são núcleos integrados por pessoas da sociedade civil, encarregados de fiscalizar licitações, de prevenir irregularidades e o mau uso dos recursos públicos dos municípios e Câmaras de Vereadores.

 A palestra no Teatrinho da Urcamp, trouxe a Conselheira do Observatório Social no Brasil, Belonice Fátima Satoriva, que explicou passo a passo sobre o funcionamento e implantação do Observatório Social.

No auditório, um público formado principalmente por acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, empresários, representantes de associações e entidades importantes da cidade, como a ACIBA, por exemplo.

Depois da fala de boas vinda da Pró-reitora Acadêmica da Urcamp, Virgínia Dreux, a palestrante iniciou a palestra falando em resgate da cidadania, em todas as esferas, a começar pela escola. Belonice Satoriva destacou que o trabalho é voluntário e enumerou alguns dos que considera os principais braços do Observatório Social e suas formas de atuação:

Gestão pública – destinado a licitações, cargos em comissão, convênios, obras, processos, estoques e Câmaras Municipais de Vereadores;

Educação Fiscal – cuida de palestras, concursos, promove semanas da cidadania, feirões de impostos, teatros, parcerias e trabalhos institucionais;

Ambiente de Negócios – faz a capacitação das micro e pequenas empresas para que participem das licitações, divulgação das licitações e cadastros gratuitos para empresas;

Transparência – fiscaliza portais de transparência, cuida da capacitação dos conselhos, indicadores de gestão pública e relatórios quadrimetais.

Além de ser apartidário, o Observatório Social reúne pessoas que representam a sociedade e organizações não governamentais. A sede nacional funciona em Curitiba e promove a capacitação e suporte técnico para a rede de observatórios em 19 estados brasileiros. “Cada cidade está se organizando e temos uma metodologia de orientação. Não fizemos denuncismo, é investigação técnica, acompanhamento da licitação não é ser contra a nenhum prefeito, busca sim contribuir para a eficiência na aplicação de recursos da prefeitura e das câmaras municipais”, pontua a palestrante.

A palestra sobre o Observatório Social foi promovida pelo Observatório Social do Brasil, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade e Urcamp.