Mainardi anuncia R$ 500 mil para viabilizar Usina Fotovoltaica no Hospital Universitário

Em Jornal Minuano | Por Redação JM

Depois de viabilizar a concretização de uma Usina Fotovoltaica junto à Santa Casa de Caridade, a qual foi inaugurada em março deste ano, o deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) anunciou, na segunda-feira, dia 27, o encaminhamento de uma emenda parlamentar no valor de R$ 500 mil para custear um empreendimento similar no Hospital Universitário (HU) Doutor Mário Araújo, mantido pela Fundação Attila Taborda (FAT).

Ao comunicar a confirmação do depósito do montante na conta do HU durante reunião com o reitor do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp), Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, o petista frisou que a verba é referente a uma parte do total de R$ 1 milhão a que ele tem direito, anualmente, dentro do orçamento da Assembleia Legislativa. "Havia acertado que metade destinaria à Santa Casa e, em conversa com o reitor, me comprometi a dar este encaminhamento, também, para o HU", comentou em entrevista ao JM.

Durante a agenda na reitoria da Urcamp, Mainardi também adiantou que, posteriormente, o valor necessário para viabilizar a totalidade do projeto da usina solar no HU, estimado em cerca de R$ 800 mil para compra de painéis, será acrescido de emenda parlamentar do atual ministro extraordinário para reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, o qual deve destinar mais R$ 500 mil. Juntas, as emendas devem permitir a execução total do empreendimento, somando custos de instalação e demais equipamentos que venham a ser necessários.

"Hoje as empresas estão colocando porque o custo benefício é muito vantajoso. Muitas vezes, é difícil um hospital estar preocupado com questões como estas. E mesmo quando há dinheiro, surgem outras demandas focadas no atendimento dos pacientes. E o que eu e o Pimenta fizemos, nós tomamos a decisão de fazer isso na Santa Casa. Depois, meio ano atrás, com o reitor, sugeri que fizéssemos este projeto. É um investimento que gerará economia para o hospital e, claro, que resultará em mais capacidade de atendimento", completou Mainardi.

Segundo o gerente administrativo do HU, Leandro de Deus, a gestão do hospital dará andamento ao processo, a partir de agora, com a atualização dos orçamentos para, assim que possível, encaminhar a execução da futura usina. Ele frisa ainda que levantamentos técnicos serão desenvolvidos por parte da equipe especializada da FAT.

Ao tecer comentários sobre a emenda, Bragança destacou que 'esse empreendimento diminuirá nossa conta com energia e esse dinheiro poderá ser aplicado para várias outras ações específicas para a manutenção das nossas atividades'. "Nós agradecemos muito, porque são os parlamentares da nossa terra, olhando para nossa terra. Nós é a população agradecemos muito", concluiu.

O encontro que formalizou o anúncio da obra ainda teve as presenças da presidente da Fundação Attila Taborda, Prof. Drª. Mônica Palomino de los Santos, do pró-reitor de Ensino, Prof. Dr. Rafael Moreira, dos vereadores Flávius Dajulia, Lelinho Lopes e Marlon Monteiro, bem como representantes do gabinete de Mainardi, membros da FAT/Urcamp e funcionários do HU.