Cine Clube da Urcamp encerra exibições do ano neste sábado

por Marcelo Rodriguez
Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

O projeto Cine Clube, desenvolvido pelos acadêmicos do oitavo semestre do curso de Jornalismo, dentro do programa Urcamp Documenta, tem a sua última exibição do ano neste sábado, dia 30, às 14h, no Salão de Atos da Urcamp. Na oportunidade, será exibido o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, do diretor Daniel Ribeiro. A produção multipremiada foi escolhida, em 2014, pelo Ministério da Cultura para representar o Brasil na categoria de "Melhor Filme Estrangeiro" do Oscar 2015. A exibição comentada é a quarta e última do projeto neste ano.

A produção é da Lacuna Filmes e trata sobre diversas temáticas relacionadas à adolescência, como ambiente escolar e primeiro amor, e a diversidade social. Na crítica publicada na época da estreia na revista americana Variety, "não há como não torcer pelos personagens desta doce história". Já para Eduardo Escorel, da Revista Piauí, a produção é "um bom exemplo do que há de melhor no atual do cinema brasileiro de ficção". A distribuição no Brasil é da Vitrine Filmes, parceira da Urcamp nesta oportunidade.

Segundo o acadêmico Gabriel Munhoz, o Cineclube oportuniza o debate em torno dos filmes. "Nós pegamos filmes que já saíram há algum tempo e trazemos para o contexto atual. Muita gente já assistiu, mas quer assistir de novo por causa do debate", explica. Neste caso, as debatedoras serão a pedagoga e coordenadora do curso de Pedagogia da Urcamp, Dra. Viviane Gentil, e a professora e psicóloga Silvia Vargas, responsável técnica do Serviço Integrado de Psicologia Aplicada do Núcleo de Práticas em Saúde do Hospital Universitário.

O projeto

O objetivo do cineclubismo, segundo o professor Glauber Pereira, coordenador do curso de Jornalismo e também coordenador do programa Urcamp Documenta, é ampliar o público de cinema. "A ideia não é só ter um público que consuma a obra de audiovisual, mas que entenda bem, extraia sentido e utilize essas possibilidades de aprendizado na vida em sociedade", explica. Sobre as exibições já realizadas, o professor se diz satisfeito. "Nós tivemos uma boa média de público, considerando que trata de cinema não comercial", ressalta.

Pereira destaca, ainda, que os resultados dessa primeira experiência levarão a novas realizações do curso. "A ideia é fazer com que os relatórios dessas exibições e debates sejam organizados em termos de uma revista, que vai ser a primeira revista do cineclube", comenta Pereira. Por outro lado, ele adianta que o projeto deverá continuar. "Essa temporada foi a primeira, o impacto foi importante e nos impulsiona para que no próximo semestre a gente consiga organizar uma nova temporada de cineclube, sempre aos sábados", finaliza.

O filme

O longa-metragem "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" conta a história de Leonardo (Guilherme Lobo), um adolescente cego, que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Com uma vida supostamente limitada pela deficiência, Leonardo tem apenas uma amiga, a Giovana (Tess Amorim), que é secretamente apaixonada por ele. É ela a única que defende Leonardo da importunação dos valentões da escola. A história de Leo muda completamente quando conhece Gabriel (Fabio Audi), o aluno novo da sala. O diretor e roteirista desenvolve uma ideia interessante, aplicando a uma história universal, como a descoberta do primeiro amor, tantas problemáticas vividas cotidianamente pelos adolescentes.