Medicina Veterinária da Urcamp de Alegrete promove palestras sobre atuação pericial e bem-estar animal
O curso de Medicina Veterinária da Urcamp, campus Alegrete, deu início nesta segunda-feira, 25, a um ciclo de palestras dedicado à atuação do médico veterinário como perito judicial e à abordagem de temas ligados ao bem-estar animal. As atividades, que fazem parte de um Projeto Integrador da instituição, seguem até esta terça-feira, 26, reunindo acadêmicos, professores e público externo, como médicos veterinários e profissionais do Direito. Realizadas de forma virtual, por meio da plataforma Meet, as palestras são gratuitas e abertas à comunidade.
O primeiro dia do ciclo de palestras teve como tema central "O perito médico veterinário e os processos judiciais". A apresentação foi conduzida pela médica veterinária Aline Girotto Soares, formada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), com mestrado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e doutorado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Com atuação reconhecida como perita judicial em diversos estados, Aline ressaltou a importância do médico veterinário no auxílio à Justiça, especialmente em casos que exigem conhecimento técnico especializado. “O perito veterinário tem um papel crucial ao auxiliar os juízes com informações detalhadas e imparciais”, destacou.
Nesta terça-feira, 26, às 19h, o debate se volta para temas sensíveis e de relevância social com a palestra "Maus-tratos, abandono e acumulação de animais", também ministrada por Aline. A profissional abordará sobre a importância dessas questões no contexto da formação veterinária e as responsabilidades éticas que norteiam a profissão.
As inscrições continuam abertas e podem ser realizadas por meio de um formulário online (acesse aqui).