Urcamp e Festival Internacional de Cinema da Fronteira renovaram parceria para nova edição

Na tarde da última terça-feira, 24, o idealizador e diretor artístico do festival, Zeca Brito, foi recebido pelo vice-reitor da instituição, Guilherme Cassão Marques Bragança, o coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira, o coordenador do curso de Direito, Rafael Moreira, e a gerente comercial do Jornal MINUANO, Adriana Robaina, para tratar sobre a parceria que se renova.

Um dos frutos da parceria, e já tradição no festival, é o Cine Jornal, realizado por estudantes do curso de Jornalismo desde 2014. O projeto registra todos os acontecimentos durante os dias de realização do evento e é trabalhado como uma oportunidade importante para os alunos praticarem habilidades de comunicação, desde o trabalho em coletivas de imprensa até a redação.

"O Cine Jornal incorpora as orientações em sala de aula e se aprofunda na prática de montagem; são exibidos diariamente antes das mostras competitivas", explica Pereira, o coordenador do curso e orientador do projeto.

Já Brito destaca que o Cine Jornal se tornou um registro histórico do que ocorre durante o festival, fornecendo um valioso relato para os apoiadores que investem no evento.

Durante o encontro, foi aventada a possibilidade de ampliação da parceria, envolvendo ainda mais a comunidade acadêmica da instituição, incluindo alunos e professores, durante as exibições de filmes, por meio de iniciativas que ainda estão sendo desenvolvidas e devem ser divulgadas em breve. Exemplos de parceria são a possibilidade de premiação específica e mediação de professores e acadêmicos da Urcamp.

O festival ocorrerá de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2023, em Bagé, com o tema "Patrimônio Histórico & Sustentabilidade". As homenageadas deste ano são a atriz gaúcha Leona Cavalli e a produtora audiovisual Carla Esmeralda.

Nesta edição, o evento busca debater alternativas para o desenvolvimento da região sul do Rio Grande do Sul, com ênfase na preservação do patrimônio histórico e arquitetônico, no turismo cultural e nas rotas gastronômicas ligadas ao pampa. A democratização e o acesso à produção audiovisual são os principais focos da atração, que inclui a exibição de curtas e longas-metragens, um espaço de mercado audiovisual e atividades de formação.

O Festival é promovido pela Prefeitura Municipal de Bagé, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com produção da Maristela Ribeiro Produções e realização da Associação Pró Santa Thereza e Anti Filmes, contando com apoio institucional da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e do Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp). Este projeto foi viabilizado por meio do financiamento Pró-Cultura LIC/RS.