NAF/Urcamp e Smasi vão orientar entidades para elaboração de projetos de assistência social

Lopes diz que é uma oportunidade social e acadêmica
Secretario diz que ideia pode facilitar apresentação de propostas

Um encontro entre o pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares, o secretário municipal de Assistência Social, do Trabalho e do Idoso, Valdomiro Jorge Camargo Sagaz, e o professor João Cleber Lopes, que coordena o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), garantiu a preparação de um evento com assessoria especializada do governo do Estado na elaboração de projetos. A atividade será desenvolvida em data a ser confirmada no mês de agosto e será dirigida aos responsáveis pelas organizações da sociedade civil que prestam serviços assistenciais em diversas áreas de atuação de Bagé.

 

O NAF, que presta serviço especial às questões tributárias e fiscais de pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais ou, ainda, organizações sem fins lucrativos, identificou condições para as entidades assistenciais de Bagé lançarem mão de mais recursos de fundos provenientes do Imposto de Renda e doações. O problema é que a legislação mudou e alguns requisitos técnicos, como a elaboração de projetos ou planos de aplicação, agora são condições básicas para acessar as verbas. A coordenadora administrativa da Smasi, Juliane Marçal, explica que esta alteração tem causado alguns impedimentos para as entidades. “A gente entende que muitas organizações são mantidas até por voluntários, o que, às vezes, torna a construção dos projetos algo mais demorado”, informa. 

 

É para tornar este procedimento mais conhecido e ágil que a Secretaria e a Urcamp vão promover um evento de extensão na Urcamp, com direito a certificação pela PROIPPEX. “Vamos trazer uma assessoria especializada em projetos sociais para promover uma capacitação junto aos responsáveis destes organismo que são muito importantes, muitas vezes até para desafogar as demandas que a própria secretaria recebe”, analisa Sagaz. Já o coordenador do Núcleo acredita que além de prestar um serviço mais amplo às entidades, todo o trâmite para arrecadar e traduzir recursos públicos em benefícios reais para a comunidade fica mais descomplicado. “Além da atividade que mantemos ao longo do ano diretamente com o público-alvo, como este evento, vamos poder compartilhar com as entidades, alunos da Urcamp e profissionais interessados na interpretação de leis tributárias e fiscais”, descreve. Já o pró-reitor Guilherme Collares afirma que a ação, materializa o propósito da Urcamp. “Somos uma comunitária auxiliando a comunidade na solução de seus problemas”, conclui.  

 

ATIVIDADE DO NAF/URCAMP

O atendimento acontece gratuitamente no 2º andar do prédio da Biblioteca Central da Urcamp, às segundas-feiras à tarde e quintas-feiras à noite. As demandas são orientações para problemas no CPF por omissão do contribuinte à entrega de declarações de períodos anteriores, orientações diversas sobre Imposto de Renda, de Microempreendedores Individuais - MEI's e de entidades sem fins lucrativos.