Arquitetura e Urbanismo da Urcamp apresenta à SMED jogo que aproxima estudantes da história de Bagé

Acadêmicos Luísa Visintainer Alves de Mello e Luiz Miguel Saes - FOTO Cristiano Magrini

“TRILHA DA CIDADE SONHO” UNE PATRIMÔNIO E PERSONAGENS HISTÓRICOS

 

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp apresentou à Secretaria Municipal de Educação e Formação Profissional (SMED), no último dia 18, um jogo educativo voltado à valorização do patrimônio arquitetônico e histórico de Bagé. A coordenadora do curso, professora doutora Fernanda Barasuol, acompanhou os acadêmicos Luiz Miguel Saes e Luísa Visintainer Alves de Mello, autores da iniciativa, em visita ao gabinete da secretária Cáren Castêncio. As tratativas para a implantação do projeto na rede municipal de ensino já estão em andamento.

 

Intitulado “Trilha da Cidade Sonho”, o jogo, concebido pelos acadêmicos sob orientação da coordenadora, foi criado para despertar o interesse dos estudantes pelo patrimônio local, por meio de um percurso lúdico pelo Centro Histórico de Bagé. Para Saes, a Trilha da Cidade Sonho é um jogo de tabuleiro totalmente dedicado à cidade. “É uma experiência que transforma a história e o patrimônio arquitetônico de Bagé em uma jornada divertida, educativa e afetiva”, afirma.

 

O jogo convida os participantes a explorarem edificações icônicas e evoca lembranças de personagens históricos e folclóricos do município. “Ao conhecer ou reconhecer esses personagens, a Trilha ajuda a revelar pessoas que construíram a identidade bageense”, completa o acadêmico. Exemplo disso, é a carta que apresenta o personagem Alaor, figura popular cuja experiência como pessoa com deficiência, ao simular o controle de um trânsito imaginário, foi acolhida como um exemplo de inclusão nas esquinas de Bagé.

 

O tabuleiro destaca lugares reais, como o Palacete Pedro Osório, a Casa de Cultura Pedro Wayne, o Clube Caixeiral, o antigo Mercado Público e a Catedral de São Sebastião. “O percurso combina humor, curiosidade e aprendizado, estimulando o reconhecimento do valor cultural, simbólico e histórico da cidade”, descreve a estudante Luísa Mello.

 

COMO JOGAR

 

Miguel Saes comenta que a ideia do tabuleiro nasceu de uma inspiração poética: o poema “Viagem de ida e volta pela Avenida Sete”, do escritor Ernesto Wayne, que transforma o traçado urbano em um mapa afetivo. “Assim como no poema, o jogo convida a caminhar por essa ‘avenida simbólica’, onde cada parada, marcada por uma carta narrativa, revela histórias, episódios do cotidiano e curiosidades sobre Bagé”, detalha.

 

O jogador assume o papel de um de três arquitetos cujas obras marcaram a cidade: Pedro Obino, Domingos Rocco e Henrique Tobal. Para os autores, valorizar esses profissionais reforça a importância da arquitetura na construção da memória, da identidade e do espaço urbano. A jornada do tabuleiro começa na Urcamp — instituição que simboliza o início da aprendizagem — e termina na Catedral de São Sebastião, referência histórica e afetiva da comunidade bageense.

 

O título do projeto homenageia o historiador Tarcísio Taborda, organizador da antologia “Bagé — a Cidade Sonho” (1958), reafirmando o compromisso do jogo com a valorização da cultura local.

 

NA PRÁTICA

 

A proposta apresentada à Smed prevê a apresentação do jogo como material didático para professores da rede municipal e a realização de oficinas com os estudantes. Os encontros terão duração aproximada de uma hora, permitindo o contato com o tabuleiro e com as cartas narrativas. Cada carta servirá como ponto de partida para explicações históricas adaptadas à faixa etária, reforçando vínculos com o território bageense e promovendo pertencimento.

 

“Nós somos uma instituição de ensino superior. Nada nos deixa mais felizes do que receber alunos bem preparados e conscientes de seu pertencimento à sociedade. Então, é recompensador trabalhar com uma proposta que incentiva o conhecimento e desperta a curiosidade das crianças pela história de Bagé. Dá a sensação de que contribuímos efetivamente para o futuro”, avalia a coordenadora Fernanda Barasuol.

 

Os próximos passos do projeto incluem o levantamento de orçamento e a definição das escolas que serão atendidas no primeiro semestre de 2026. Entidades ou profissionais interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp da Urcamp: 3242-8244.

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