Oficina no Congrega 2021: Avaliação puncional de pacientes pós-covid.

Foto: Ronise Garcia.

Por Ronise Garcia
Acadêmica do curso de Jornalismo Urcamp

O Congrega iniciou, na noite de ontem, a 17ª oferta de oficinas. Trazendo como primeiro assunto a “avaliação puncional de pacientes pós-covid”, a oficina foi ministrada pelas professoras Ana Colpo, Eliane Soares e Ionara Zavarese, especializadas em fisioterapia.
O primeiro tema trouxe como principal objetivo, mostrar as consequências que muitas pessoas acometidas de Covid-19 passaram a enfrentar. Ana Colpo comenta que a parte fisioterapêutica vai muito além da reabilitação física, mas busca também de trazer novamente a independência do paciente. Foram apresentados diversos estudos realizados durante o período de pandemia, constatando-se que a Covid deixa de ser apenas uma doença respiratória. Durante a oficina, Eliane Soares destacou a criação do projeto de um ambulatório pós-covid, com a ideia de uma implementação do serviço de reabilitação fisioterapêutica. O projeto se realiza na Clínica Escola Hospital Universitário, incluindo-se os alunos de fisioterapia. Um fator importante a ser mencionado nesse projeto é o de ser direcionado para pacientes do Sistema Único de Saúde.
Paula Lemos Silveira, responsável pelas oficinas do Congrega relata que a primeira temática surge como foco diante do momento vivido, dando enfoque para o momento pós-covid. Paula também comenta que as oficinas no Congrega trazem como principal objetivo “oportunizar à comunidade acadêmica e ao público os conhecimentos de atividades de extensão”.
As oficinas tiveram início na noite de segunda-feira (25 de outubro), e seguem na terça e quarta-feira nos turnos da manhã e tarde.