Diretório Acadêmico de Jornalismo da Urcamp marca presença em rádios locais
O Diretório Acadêmico (DA) de Jornalismo da Urcamp, reativado após dez anos inativo, ganhou espaço em diferentes veículos de comunicação da cidade para apresentar suas propostas e refletir sobre o futuro da profissão. A presidente Érica Alvarenga, o vice-presidente Miguel de Souza, o secretário de Ensino e Cultura Márlon Posqui e a secretária de Eventos Nicole Silva participaram de entrevistas nas rádios Pop Rock, nos programas Sunset e Redação Pop Rock e também na Rádio Difusora, no programa Aplausos.
Nas conversas, os integrantes reforçaram a missão do DA de representar os estudantes, aproximar a academia do mercado de trabalho e organizar atividades, como semanas acadêmicas e eventos culturais. A presidente Érica Alvarenga destacou o objetivo da agremiação. "O Diretório surge com a missão de representar os estudantes e também trazer mais visibilidade para o curso de jornalismo”, explica.
Além do papel institucional, cada estudante compartilhou suas vivências e preferências dentro da profissão. Márlon Posqui ressaltou a valorização do jornal impresso: “O Minuano está me conquistando, estou gostando daquela rotina diária na redação.” Já Miguel de Souza destacou duas opções: “Me interessa muito o jornalismo cultural, mas também o institucional." Nicole Silva trouxe o olhar da assessoria de imprensa: “É muito interessante dar voz a projetos que mudam a vida de muitas pessoas. Como jovem, é importante saber que podemos movimentar nossa vida e a de outras pessoas, e fazer história”.
No Aplausos, da Rádio Difusora, a discussão também girou em torno da nova geração de jornalistas e da familiaridade dos acadêmicos com o audiovisual. O coordenador do curso, professor Glauber Pereira, destacou o entusiasmo dos estudantes: “Eu vejo vocês com um brilho nos olhos. A gente sente quando há uma turma engajada, que consegue reunir e ampliar”.
O conjunto de participações mostra não apenas a retomada de um espaço de representação estudantil, mas também o protagonismo da nova geração de jornalistas que, entre redações, assessorias e o audiovisual, já se insere ativamente no mercado de trabalho da região.