Investimento em tecnologias open source foi a temática principal das atividades do FLISoL deste ano

Em Urcamp | Por Melissa Louçan

O sábado foi dedicado à debates sobre tecnologia e inovação durante a programação do Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre - FLISoL, evento internacional realizado anualmente de forma simultânea em diversas cidades da América Latina. O festival existe desde 2005, mas chegou a Bagé em 2017, organizado por docentes e acadêmicos do curso de Sistemas de Informação da Urcamp, que, desde então, é responsável por promover a atividade na Rainha da Fronteira.
De forma geral, o festival, visa a promoção da disseminação do uso de Software Livre através de discussões, diálogos, palestras e troca de experiências envolvendo o tema.
Coordenadora de Sistemas de Informação da Urcamp, que também compõe o time de organização do evento junto aos professores do curso de SI, Maria Elaine León destaca que a atividade não apenas estimula e promove a obtenção de novos conhecimentos como fortalece a comunidade, no uso de Software Livre, disseminando ao público sua filosofia, abrangência, avanços, desenvolvimento e possibilidades de parcerias de trabalho e tendências de mercado que estão surgindo.
Feliz com a recepção do evento, a docente celebra: “Estamos com um envolvimento muito bom, tendo em vista que nossos alunos do curso presencial de Sistemas de Informação e da modalidade EaD do curso de Gestão em TI e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) estão conectados, além de egressos do curso”, avalia.
Ao todo, foram seis palestras realizadas durante a tarde, e entre os temas debatidos estão “ Introdução às criptomoedas: criado a sua própria moeda como o bitcoin”, ministrada por Alex Camargo - egresso do curso de SI da URCAMP e Ezequiel Tavares, e “Como Open Source pode salvar a (sua) Educação”, apresentada por Jerônimo Madruga.