Divulgados os premiados do Congrega Urcamp e da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

por Priscila Petrecheli - Acadêmica de Jornalismo

Uma cerimônia ocorrida na sexta-feira, dia 22, no Salão de Atos da Urcamp, marcou o encerramento do Congrega 2024, dentro da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Durante a atividade, houve a divulgação dos trabalhos premiados da 18ª Mostra de Iniciação Científica; 16ªMostra de Iniciação Cientifica de Júnior; 18ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa; 16ª Mostra de Projetos Comunitários, Integradores e de Extensão.

O evento contou com professores que fizeram parte da comissão organizadora do evento; o pró-reitor de Ensino da Instituição, professor Rafael Moreira; funcionários e acadêmicos do curso de Jornalismo, que fizeram a cobertura.

Moreira destacou algumas dificuldades que foram enfrentadas para a realização do evento. Entretanto, relembrou o propósito para a realização do evento. “Relacionado à educação, à transformação de pessoas, disponibilização de informação sobre oportunidades que podem vir a surgir e podem ser transformadoras para a vida de muita gente”, afirma. Ele ainda ressaltou a dedicação e empenho de todos os participantes do evento. “Parabéns à comissão organizadora, parabéns à Urcamp, parabéns aos nossos acadêmicos e professores que, mesmo não fazendo parte da comissão organizadora, deram um verdadeiro show durante essa semana. Alunos dos primeiros módulos, dos primeiros semestres, se envolvendo de maneira significativa, seja no acompanhamento das escolas, seja na apresentação de trabalhos, na cobertura do evento, todos com muita vontade de acertar”, conclui.

Integração com a comunidade

Rosete Gottinari Kohn, coordenadora do 20ª SNCT e do Congrega, relata que a meta foi atingida com a participação de cerca de 3 mil alunos de todos dos níveis de ensino, contando com os outros campi da Urcamp. “Sentimos que conseguimos atingir o propósito do projeto e da universidade integrada com a comunidade, que é trazer o público do ensino básico, da comunidade regional, das associações de produtores rurais, agricultores, artesãs e a cultura”, pontuou.

A coordenadora ressalta que, apesar das dificuldades enfrentadas pelos alunos, causadas pelas chuvas e também pela dificuldade de acesso do ambiente rural, os jovens se mostraram presentes no evento. “Tivemos a participação de escolas, alunos do meio rural que não conheciam a universidade, conseguimos atingir municípios vizinhos e chegar no meio rural, que é um ambiente de difícil acesso. Os jovens vêm, eles querem esse tipo de evento”, afirma.

Rosete fala sobre a viabilidade para os jovens cursarem a universidade. “Os jovens têm que ter perspectiva de que eles podem construir um futuro, podem vir para a universidade. Não é um espaço inalcançável, tendo várias formas de ingresso que possibilitam que eles façam um curso superior”, conclui.

PREMIADOS

18ª Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa

1º lugar – Avaliação da produção de mudas de capim-elefante anão em diferentes substratos – Autor: Tiago Soares Lopes.

2º lugar – Situação de estudo para ensino de estequiometria: utilizando as tecnologias digitais para a prática de ciências – Autora: Sarah Gonçalves Alves Campos.

2º lugar – Sensor colorimétrico oriundo da casa da jabuticaba (Plinia cauliflora) como indicador de deterioração da carne suína – Autora: Yasmin Rodrigues.

3º A trajetória da Mulher Negra no Brasil: uma abordagem sobre o duplo preconceito, gênero e raça, que as mulheres negras são submetidas - Autora Marigley Araujo.

18ª Mostra de Iniciação Científica

1º lugar – Uso de antipsicóticos associados a prometazina em pacientes internados por esquizofrenia em um hospital universitário da cidade de Bagé, RS – Autora Isadora Gomes.

2º lugar – Medicamentos mais utilizados para o controle da hipertensão arterial em pacientes portadores de doença renal crônica internados em contexto hospitalar – Autora: Luana Hernandes.

3º lugar – Infecção do trato urinário: perfil de pacientes internados em um hospital universitário de Bagé – Autora: Veronica Parsso.

16ª Mostra de Iniciação Científica Júnior

1º lugar – Harmonias numéricas: matemática e música nas narrativas culturais – Autora: Mariana Crispiniano.

2º lugar – Para que serve a Creatina? Uma revisão bibliográfica de seu como suplemento ergogênico – Autor: Kauã Pereira.

3º lugar – Enlaces entre cinema e história: reflexões a partir do filme “Grupo de Bagé” – Autor: Márlon Posqui.

16ª Mostra de Projetos Comunitários, Integradores e de Extensão

1º lugar – A influência do contexto familiar no comportamento dos estudantes: um relato de experiência – Autora: Luana Machado.

2º lugar – Utilização da plataforma BIM em exercício de compatibilização de projetos – Autor: Renan Gonçalves.

3º lugar – O acolhimento no serviço público de saúde mental – Autora: Anna Pereira.

3º lugar – Orquiectomia em bovinos: comparação cicatricial entre incisão lateral e transversal – Autora: Valquiria Brendler.