Nutrição e Gastronomia da Urcamp participam de 2ª Mostra Culinária da rede estadual

Jurado avaliando os pratos das merendeiras

Repórter do Jornal Minuano integra corpo de jurados

 

O refeitório da Escola Estadual de Educação Básica Prof Justino Costa Quintana lotou durante a 2ª Mostra de Culinária promovida pela 13ª CRE, na tarde de ontem, dia 24. Das 56 escolas estaduais reunidas na área de abrangência da 13ª Coordenadoria Regional de Educação, 54 participaram com suas merendeiras e equipes de cozinha. 

 

Um espaço amplo, limpo, com mesas devidamente postas e enfeitadas. Uma organização de concurso, com o prato principal à mesa, e uma prova de degustação para cada jurado. Um evento que faz toda a diferença para merendeiras, cozinheiras, auxiliares de cozinhas e nutricionistas das escolas da rede pública estadual de Bagé e região. Uniformizadas e prontas para falar sobre cada iguaria apresentada, desta vez, além de cozinharem, eles estavam sendo avaliados. A merendeira da Escola Desembargador José Bernardo de Medeiros, Alessandra Teixeira de Moura, levou ao concurso um cachorro quente de frango feito no forno, famoso na escola. “Tá valendo a pena, é o segundo ano que participo, e mostra aquilo que fazemos de melhor para nossos alunos”, conta. 

 

Dentre os jurados, uma equipe de profissionais da Urcamp. Representando a Nutrição, a coordenadora do curso e Presidente da Fundação Atilla Taborda, professora Doutora Mônica Palomino de los Santos, a coordenadora do curso de Gastronomia, professora Fernanda Dall´asta, e, do Jornal Minuano, a jornalista Melissa Louçan.

 

O reitor da Urcamp, professor Doutor Guilherme Cassão Bragança, também participou como convidado especial e não perdeu a chance de provar alguns dos pratos selecionados ao corpo de jurados, também integrado por outros comunicadores de Bagé. “Um evento que valoriza a merenda de qualidade e que trata do alimento com carinho, porque é o suporte dos estudantes, a Urcamp aqui, dando sua contribuição através de nossos profissionais capacitados”, justifica Bragança. 

 

Mônica Palomino, que é doutora em Nutrição, destacou a importância da diversificação e do aproveitamento correto dos alimentos, o que  também estava sendo avaliado nesta mostra mediante a utilização de um aplicativo com uma planilha de pontuação em tempo real e on-line no celular. “Me sinto honrada em poder participar de um evento tão importante que é a apresentação de pratos que são servidos na alimentação escolar. Fiquei encantada com a criatividade e dedicação das merendeiras, que preparam essa refeição tão saborosa aos nossos alunos, todas estão de parabéns”, avalia.  

 

Doce ou salgado, o jurado avaliou também a matéria prima, a inovação culinária e os modos de preparo. “O legal é a gente poder conhecer essas escolas e a realidade que cada uma delas nos traz, o reaproveitamento de alimentos na cozinha regional é algo importantíssimo e é o que estamos vendo aqui em cada prato servido”, revela Fernanda Dall´asta, da Gastronomia. 

 

A professora Miriele Barbosa Rodrigues, que coordena a 13ª CRE, destacou o trabalho que é desenvolvido com dedicação em cada escola representada na mostra. “É um dia muito especial, tem o objetivo de promover a categoria das merendeiras, a memória afetiva que as escolas têm com seus alunos, o gostinho de infância que está ali. Então elas mostram o melhor prato delas, aquele que tem o afeto da escola e, ao mesmo tempo, estão investindo em formação e capacitação”, finaliza.

Mais fotos