Vestibular de Inverno da Urcamp supera os números do ano passado

Os investimentos e melhorias na parte acadêmica e física são apontados como atrativos para novos estudantes. O número de inscritos esse ano superou o Vestibular do ano passado, nesse mesmo período.

O sol deu um tom mais ameno ao domingo gelado, que levou centenas de candidatos aos cinco Campi da Urcamp na tentativa de uma vaga no ensino superior. A prova de redação foi aplicada as duas da tarde e o tema escolhido para dissertação foi “O poder do jornalismo contra as fake news”, um assunto atual e que tem sido tema de debate na mídia, porque envolve uma rede de informações noticiosas que não representam a realidade e mesmo assim acabam sendo compartilhadas na internet como sendo verídicas.

Dentre os candidatos, teve gente de fora movido pelo sonho de cursar uma graduação. Virgínia Nunes Bittencourt veio de Lavras do Sul e trouxe a mãe e uma prima que já estuda Direito na Urcamp. Entusiasmada com a possibilitada de ingressar na Universidade, a candidata se inscreveu para Psicologia. “Na minha cidade temos muitos profissionais formados aqui e a gente sempre escuta falar na qualidade dos cursos, a Urcamp é uma referência pra região”, aponta. Se for aprovada, a estudante já tem planos de se mudar e dividir um apartamento com a prima.

E ela não foi a única a trazer a família como mais um meio de apoio e segurança nesse universo que é novo para quem faz o primeiro vestibular. Mariana Freitas Scherer veio com a mãe e os irmãos de São Sepé, há 173 km de Bagé. Ela conta que sempre soube da sua aptidão no trato com os animais, por isso escolheu a Medicina Veterinária. “A gente ouve sempre falar muito bem da Urcamp, tenho outros colegas que estudam aqui então sei que a Universidade é muito boa e estou super entusiasmada”, relata a jovem estudante, que concluiu o ensino médio no ano passado.

O curso de Psicologia também atraiu Roger Rodrigues Cavalheiro, de Bagé, que se interessa pelas relações humanas. “Sempre gostei dessa área e a Urcamp forma bons profissionais, então vou tentar. Estou otimista”.

Mesmo num cenário considerado de crise e retração, o número de inscritos para esse Vestibular de Inverno superou o ano anterior, o que está sendo visto com grande contentamento pela equipe gestora. A pró-reitora da Urcamp, professora Virgínia Dreux, diz que esse aumento se deve a um somatório de fatores. “Além da tradição da Urcamp, com 65 anos de atuação na região, a gente acredita que isso também seja reflexo das melhorias que estamos fazendo em infraestrutura, então os estudantes estão enxergando que isso traz ainda mais qualidade ao nosso ensino. A forte campanha e o engajamento dos coordenadores em todos os Campi também contribuiu para que tivéssemos esses números positivos”, justifica.

O resultado do Vestibular de Inverno sairá na quarta-feira, 27. Os aprovados serão contatados pela Instituição.