Cineclube exibe curta “Piratinin” durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Urcamp
O Teatro Cenarte Urcamp recebeu, na tarde desta quinta-feira, 23, a exibição do curta-metragem “Piratinin”, dirigido por Leonardo Härter. A sessão integrou a programação da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
A exibição foi promovida pelo Cineclube Urcamp, coordenado pelo professor do curso de Jornalismo, Jeferson Vainer. Segundo ele, a escolha do filme se deu pelo olhar sensível sobre a vida no campo e pela reflexão que propõe sobre os contrastes entre o meio rural e o urbano. “O curta foi indicado pela Marizele Garcia, formada em Cinema, em Pelotas, e aborda a vida na campanha, em Piratini. A ideia foi mostrar como o ambiente em que vivemos nos transforma. O filme faz uma crítica à velocidade e à correria das cidades, mostrando que o excesso de tecnologia e metas constantes acabam tornando a vida uma prisão. Já no campo, mesmo com as dificuldades, há uma sensação de liberdade e de presença no momento”, destacou o professor.
Com personagens reais, Piratinin retrata o cotidiano de moradores da zona rural e a relação deles com o espaço que habitam. A obra propõe uma reflexão sobre o ritmo da vida contemporânea e o impacto do ambiente nas emoções e no bem-estar das pessoas.