Urcamp e Defensoria Pública de Bagé discutem parceria para regularização fundiária

Demanda foi apresentada para Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil
Instituição pública busca apoio técnico dos cursos

O reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, recebeu, na manhã desta quinta-feira, 23, os defensores públicos Rafael Silveira Dourado, Larissa Pedrolo Silveira Dourado e Marcus Becker, no Gabinete da Reitoria. O encontro teve como objetivo iniciar articulações entre as duas instituições, destacando o envolvimento dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Isso porque uma das demandas apresentadas pela Defensoria Pública está relacionada à regularização fundiária.

Por conta disso, também participaram das discussões a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Fernanda Vieira Barasuol, e a pró-reitora adjunta de Ensino, professora Marília Ardovino Barbosa, que é docente do curso e integrante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU-RS).

A proposta apresentada pela Defensoria Pública tem como foco o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas à regularização fundiária, destacando a necessidade de apoio técnico especializado em arquitetura. De acordo com o defensor público Rafael Silveira Dourado, a falta de serviços técnicos, como a elaboração de laudos para demandas judiciais de usucapião, motivou a busca por uma parceria com a Urcamp, especialmente devido à presença dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil na instituição.

“Uma das demandas que, recentemente, notificamos é a falta de um apoio técnico em relação à arquitetura, principalmente nos laudos que precisamos para atender questões de demandas judiciais de usucapião e regularização fundiária. Por isso, buscamos esse contato com a Urcamp para estreitar o relacionamento e, no futuro, formalizar um convênio que possa atender à comunidade de forma mais ampla”, afirmou Dourado.

Para a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp, professora Fernanda Vieira Barasuol, a parceria representa uma oportunidade de aliar a formação acadêmica às necessidades práticas da comunidade. “Acreditamos na importância da participação do curso de Arquitetura e Urbanismo e na aproximação dos profissionais e alunos das demandas da comunidade, aliando, assim, a teoria com a vivência prática e colaborando com a população”, destacou.