Campanha do Outubro Rosa do HU promove conscientização entre colaboradores da Urcamp
A equipe do Hospital Universitário e os cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Urcamp promoveram uma tarde de debates e esclarecimento a respeito do Câncer de Mama para os colaboradores da Urcamp. O encontro aconteceu no Salão de Atos do campus central reunindo funcionários e professores para três diferentes abordagens de temas que envolvem as reflexões do movimento Outubro Rosa.
Na primeira palestra, a médica Julia Castilhos trouxe informações sobre a gravidade do Câncer de Mama como uma das enfermidades mais letais do Brasil, apontou os métodos de prevenção e técnicas de observação que permitem à mulheres manterem-se conscientizadas sobre a importância, também, do autoexame. Embora em menor número, houve participação masculina nos debates porque também foi destacada a possibilidade de incidência do câncer de mama em homens.
Em seguida, a fisioterapeuta e professora da Urcamp, Ionara Zavareze Hoffmeister ministrou palestra estabelecendo as relações entre câncer de mama e Fisioterapia. Para a profissional, há dois objetivos: um primeiro acontece no contato do pré-operatório para estabelecimento de vínculo e para ver as disfunções, principalmente disfunções musculoesqueléticas prévias antes da cirurgia. Na maioria dos casos, o fisioterapeuta vai entrar em contato com a paciente no pós-operatório. “No pós-operatório, o fisioterapeuta vai se concentrar principalmente em devolver a funcionalidade para a cintura escapular, principalmente o ombro, e garantir o reequilíbrio da condição respiratória” informa a palestrante descrevendo outras especificidades sobre o tratamento.
Os acadêmicos de enfermagem reforçaram em detalhes as orientações sobre a prevenção, testes e tratamentos contra o câncer de mama e outras modalidades da enfermidade. Apresentaram diversos tipos de exercícios para condicionamento físico, programas ou dietas para alimentação saudável e condutas de autocuidado.
METAS DE COMBATE AO CÂNCER
O Hospital Universitário vem se dedicando a construir estratégias capazes de ampliar o atendimento a pacientes oncológicos que, em função do Outubro Rosa, têm se tornado mais ágeis. De acordo com o diretor técnico do HU, Leandro de Deus, os planos para ampliar os serviços se justificam em função da demanda ter aumentado nos últimos tempos. “O HU quer se capacitar tecnicamente para suprir essa demanda, porque a gente sabe que está aumentando. Então, a nossa ideia é adquirir um mamógrafo. Por isso, estamos nos articulando junto ao poder público para conseguir esse equipamento”, antecipa o diretor.