Psicologia da Urcamp realiza roda de conversa na Unipampa para orientar sobre setembro amarelo

O trabalho foi realizado no saguão de entrada do Campus Bagé. Uma roda de conversa que integrou acadêmicos da Urcamp, através do curso de Psicologia e acadêmicos da Universidade Federal do Pampa, de diferentes cursos. Os alunos, com o auxílio de professores, realizaram dinâmicas e uma conscientização, de maneira franca, aberta e sem tabus, sobre temas delicados, porém tão comuns principalmente entre os jovens, como: depressão, ansiedade, traumas, transtornos psicológicos, condição socioeconômicas, além da importância da saúde mental.

O trabalho ainda divulgou serviços de ajuda para tratamento psicológico, como o SEPA (Serviço Escola de Psicologia Aplicada), do próprio curso de Psicologia da Urcamp, que funciona dentro da Instituição.

A estudante Stefani Machado Romero que está no último semestre da Psicologia, destacou que a prática é uma forma de vivenciar a profissão, além de ajudar quem possa passar por alguma dificuldade. “A gente amplia nossa atuação, se aproxima da comunidade, além da propagação da informação sobre saúde mental”, relata.

A atividade contou com a parceria da Unimed Bagé. A coordenadora do curso de Psicologia da Urcamp, professora Sílvia Vargas, destacou a aproximação que a iniciativa proporcionou. “Conseguimos fazer essa integração entre estudantes de uma Instituição de Ensino Superior Comunitária, que é a nossa Urcamp, com a federal. São alunos diferentes, mas com as mesmas angústias, o mesmo sofrimento emocional, aqui na Unipampa, por exemplo, são muitos alunos de fora, que estão longe das famílias, dos amigos, então esse momento é também uma forma de identificar e tratar, esse é nosso objetivo”, explica.

Na iniciativa, que integra o Setembro Amarelo com ações de prevenção ao suicídio no país e em todo o mundo, contou ainda com a distribuição de botons e mudas de girassol.