Urcamp integra discussão sobre formação de professores e licenciaturas no Forprofe/RS

Preocupada com a formação de professores e com a procura por cursos de licenciatura, a Urcamp integra o Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe/RS). O grupo é composto por 25 Instituições de Ensino Superior e repartições públicas. A terceira reunião ordinária foi realizada na última quinta-feira, 17, no Instituto Sesi de Formação de Professores, em Porto Alegre. Representando a Urcamp, participou a professora Mônica Palomino, Assessora Acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen).

A iniciativa do Forprofe/RS é da Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do Sul (Seduc/RS) e tem como objetivo principal a criação de um Planejamento Estratégico para Formação Pedagógica. A discussão é fruto de uma preocupação com a evasão escolar que foi constatada na busca por licenciaturas na graduação. Logo, observou-se que o número de professores que se aposentam está abaixo do número dos que ingressam.

Em busca de possíveis resoluções, as instituições reunidas se comprometeram em auxiliar na atualização do Plano Estadual de Educação. Para isso, há grupos de trabalhos constituídos. A professora Mônica Palomino, que representa a Urcamp, está no Grupo Diagnóstico.

Conforme a docentes, algumas ideias já estão sendo debatidas, tais como a realização de concursos até 2026; a criação do programa “Professor do Amanhã”; capacitações para um melhor supervisionamento de estágios; formações focadas na área de gestão.

Uma nova reunião do Forprofe/RS está prevista para a segunda quinzena de setembro, a fim de avançar nas pautas e propostas que estão em discussão.