Egresso da Urcamp, jornalista Filipe Duarte recebe homenagem especial da Câmara

Com destaque na cobertura esportiva, o jornalista Filipe Duarte integra a equipe do Grupo RBS, com trabalhos para a ZH e Rádio Gaúcha. O pontapé inicial foi dado no curso de Jornalismo da Urcamp, onde formou-se. Na última sexta-feira, 18, recebeu o título de homenagem especial, em sessão solene realizada na Câmara de Vereadores. O proponente foi do vereador João Schardosim.

Com presença de amigos, colegas de profissão, familiares e desportistas, o plenário Lígio Almeida foi tomado pela emoção, com diversas homenagens prestadas a Filipe Duarte. Inclusive, com depoimentos de colegas da imprensa esportiva estadual. A Urcamp foi representada, no ato, pelo coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira, que destacou o valor demonstrado por Filipe, desde os primeiros passos na graduação, bem como o papel da imprensa para uma sociedade mais democrática.

Homenageado da noite, Filipe destacou a importância de Bagé para sua construção identitária. “Sempre disse que sou de Bagé para me exibir mesmo. Para quem não sabe, nasci em São Borja. Porém, tenho orgulho de dizer que morei no bairro Mascarenhas de Morais, que estudei na Escola Justino Quintana, que me formei no curso de Jornalismo da Urcamp. Sou torcedor jalde-negro, mas confesso que sinto orgulho do Guarany, principalmente por ter subido agora. Na juventude, tinha uma banda de rock e, talvez, nem passasse pela ideia que seria um jornalista esportivo. Evoluí, mudei minha cabeça e me tornei um ser humano melhor, acima de tudo, com as experiências que acumulei”, salienta.

E foi graças ao jornalismo que Filipe viveu grandes momentos da sua vida, que hoje o tornam reverenciado como um dos modelos profissionais oriundos do curso da Urcamp. “Graças ao jornalismo e ao futebol, viajei para muitas cidades, conheci outros estados, países e até continentes. Mas melhor sensação que tenho é quando chego no trevo de Bagé. Voltar para casa me reconecta com minhas raízes. Minha relação com Bagé é familiar. Todos reconhecemos que nossas famílias não são perfeitos, que possuem defeitos. Mas não gostamos quando falam mal de nossos parentes na nossa frente. (…) Peço do fundo do coração (vereadores) que lutem para que nossa Bagé cresça, se torne mais próspera. Incentivem os empreendedores, os jovens, uma imprensa livre, nossos clubes de futebol, que podem chamar muitas pessoas lá de fora”, afirma.

Um breve histórico

Nascido em São Borja, em 1988, Duarte residiu grande parte da vida em Bagé. Após ter concluído a graduação em Jornalismo pela Urcamp, rumou para Bento Gonçalves, onde teve a primeira experiência com a Rádio Viva News. Em 2010, transferiu-se para Porto Alegre, passando pelas Rádios Gre-Nal, Guaíba e Bandeirantes.

Na Bandeirantes, foi apresentador do programa televisivo Donos da Bola. Em 2017, fez cobertura da participação do Grêmio no Mundial Interclubes, direto dos Emirados Árabes Unidos. E, desde 2018, integra a equipe de Esportes do Grupo RBS, com trabalhos realizados para a ZH e Rádio Gaúcha.

Em 2021, Duarte lançou o livro “Escola Gaúcha de Futebol: a árvore genealógica dos treinadores do Rio Grande do Sul”, traçando uma linha evolutiva de como o futebol gaúcho se desenvolveu e as inspirações que surgiram ao longo das décadas.

De acordo com o vereador João Schardosim, a homenagem antecipa a outorga oficial do título de Cidadão Bageense.