Alunos da Escola Frei Plácido relatam no Congrega Urcamp participação em competição da Nasa

Priscila Petrecheli, acadêmica de jornalismo da Urcamp

Os alunos da Escola Estadual Frei Plácido apresentaram, durante o Congrega e a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a experiência de construir o rover que participou de uma competição na NASA. A atividade aconteceu na tarde desta quinta-feira, dia 21, no Salão de Atos da Urcamp.
O rover, que foi denominado de Robotchê, foi construído ano passado para a competição que envolveu 16 escolas de diversos países do mundo. A equipe da escola Frei Plácido foi a única de escola brasileira a participar.

A líder da equipe e estudante do ensino médio, Isabelli Simon Marques, enfatiza que sempre gostou de foguetes e rovers, destacando que a competição é a realização de um sonho antigo. “O projeto dos rovers é feito para desenvolver a capacidade dos jovens em pensar como engenheiro, como um programador, como alguém que trabalha com desenho computadorizado”, explica a aluna.

Sobre a experiência pessoal com a participação na competição, Isabelli destaca o treinamento do inglês e o intercâmbio cultural. “Chegando lá eu treinei meu inglês que estava aprendendo há muito tempo. Conheci muita gente de outros países como Argentina, França e Estados Unidos. Foi muito legal compartilhar essa experiência com os outros e conhecer o lugar”, complementa.

Frontelino Ferreira de Oliveira, estagiário da equipe, fala que a expectativa da competição deste ano é dar seguimento ao legado dos colegas. “Eles tiraram o nome do nosso colégio de Bagé e levaram para o mundo. Eles participaram da competição e conseguiram trazer o terceiro lugar para nós”, afirma o aluno.

Os estudantes também têm como objetivo fazer aprimoramentos no rover, tornando-o mais eficiente e mais tecnológico para que tenha mais êxito na competição. “Pretendemos participar da competição e de todas as provas, até das que não conseguimos ano passado e, quem sabe, trazer uma boa colocação de novo para Bagé”, conclui Frontelino.