Bolsonaro deve retornar a Bagé para retomada da obra da barragem

Em Fogo Cruzado | Por Redação JM

O presidente da República, Jair Bolsonaro, reafirmou a intenção de acompanhar a retomada da obra da barragem da Arvorezinha, em Bagé. A agenda, que ainda não tem data confirmada, será a segunda cumprida por Bolsonaro no município. O primeiro compromisso oficial, que marcou a entrega de moradias e a inauguração de uma escola cívico-militar, foi cumprido em julho do ano passado.

O convênio entre o Exército e a Prefeitura de Bagé, para a execução da primeira fase das obras remanescentes da Barragem da Arvorezinha, foi formalizado em abril. O termo permite a retomada das obras da barragem, abrangendo a construção da ensecadeira e do vertedouro, além da tomada de água e do canal de aproximação, que proporcionarão, já na primeira fase, um aumento do volume na reserva hídrica de aproximadamente sete milhões de metros cúbicos (m³).

A agenda do presidente na cidade foi confirmada à comitiva bajeense, liderada pelo prefeito Divaldo Lara, do PTB, que foi recebida por Bolsonaro, em Brasília, na terça-feira, 19. A comitiva contou com o deputado estadual Luís Augusto Lara, do PTB, com os secretários municipais de Saúde e Educação, Michelon Apoitia e Adriana Lara, e com a reitora da Urcamp, Lia Quintana. O ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, também participou do encontro.

Bolsonaro gravou uma mensagem, em vídeo, enfatizando a proximidade com o prefeito, enfatizando que a barragem 'será sim construída pelo Exército Brasileiro e atenderá a todos do município'. O presidente também fez referência aos dois anos de implantação das escolas cívico militares no município. “O que liberta um homem e uma mulher é o conhecimento e este conhecimento vem de escolas firmes, que sabem transmitir valores e ensinamentos”, disse o presidente. “Com resultados transformadores na educação dos bajeenses, comprovados pelos testemunhos de professores, alunos, pais e toda a comunidade escolar”, destacou o prefeito.

Medicina na Urcamp

Durante a reunião, também foi apresentado, ao presidente, o pedido de abertura de um curso de Medicina para a cidade de Bagé, por meio da Urcamp. "Aproveitamos para fazermos um pleito comum, importante para o município, que é o curso de Medicina na Urcamp", comentou a reitora.

O tópico, vale lembrar, vem sendo articulado há algum tempo e, mais recentemente, ganhou espaço junto às agendas de lideranças municipais em Brasília. O próprio Lorenzoni tem acompanhado as discussões, aproveitando a ligação que tem com os gestores de Bagé e a abertura junto ao governo federal.

Cedência do prédio do INSS para Secretaria de Saúde

Em reunião com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, na segunda-feira, representantes do Executivo bajeense manifestaram a intenção de solicitar a cedência do prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Bagé, para o funcionamento da Secretaria Municipal de Saúde e Atenção à Pessoa com Deficiência. A proposta oficial, que está sendo formatada pela equipe do governo, prevendo a revitalização total da estrutura.

Divaldo explica que a ideia é manter o funcionamento do INSS no prédio, que passaria a reunir também serviços de saúde e a sede da Secretaria Municipal. “O objetivo é melhorar e qualificar o espaço, recebendo o prédio para o município de Bagé, transformando ele em um centro de todas as políticas de saúde do município”, pontua.