Oficina de Python apresenta fundamentos da linguagem e aplicações práticas na Urcamp
O curso de Sistemas de Informação da Urcamp promoveu, no dia 14 de agosto, uma oficina de introdução ao Python, ministrada por Luis Eduardo Messias de Oliveira, desenvolvedor Full-Stack com ênfase em backend e especialista em PHP/Laravel. O encontro abordou desde a história e os princípios da linguagem até exercícios práticos de programação, atraindo a atenção de estudantes interessados em tecnologia e inovação.
Na oficina, foram destacados os objetivos centrais do Python — simplicidade, legibilidade e versatilidade — e suas aplicações em áreas como Data Science, Machine Learning, Web Scraping, Automação e DevOps, com exemplos de empresas e ferramentas que utilizam a linguagem em larga escala.
O palestrante também explicou o funcionamento do gerenciamento de pacotes e ambientes virtuais no Python, diferenciando-o de outras linguagens como Node.js e PHP. Ressaltou que, por padrão, o Python instala pacotes globalmente, o que torna o uso de ambientes virtuais essencial para isolar projetos. Na prática, mostrou como criar e gerenciar ambientes virtuais, instalar e remover pacotes e utilizar o arquivo requirements.txt.
Outro ponto abordado foi a instalação do Python, que em distribuições Linux geralmente já vem pré-instalado, dada sua importância no funcionamento do sistema. Na sequência, os participantes puderam ter contato com a sintaxe da linguagem, marcada pelo uso da indentação em substituição a chaves e ponto e vírgula, em comparações com C e JavaScript.
A atividade incluiu ainda exercícios práticos, como o desenvolvimento de um programa que verificava se uma pessoa era maior de idade, permitindo a introdução a estruturas de controle e repetição. Para encerrar, Luis Eduardo demonstrou um script de Web Scraping em tempo real, exemplificando como o Python interage com a web para extrair informações.
Natural de Bagé, Luis Eduardo atua na área de desenvolvimento desde fevereiro de 2024, inicialmente como freelancer. Em outubro do mesmo ano, foi selecionado para a bolsa FAPERGS no projeto Fábrica de Software da Urcamp, onde trabalhou no WebInovação, plataforma de gestão de ciclos de inovação aberta. Desde fevereiro de 2025, é Analista de Tecnologia Aplicada Júnior no ProbY, além de desenvolver e manter sites e sistemas utilizando principalmente o framework Laravel.
Uma nova edição da oficina já está confirmada para o dia 15 de setembro, dentro da Semana Acadêmica de Sistemas de Informação da Urcamp.