Programações do “Ciclo da Terra Urcamp” e “Junho Verde”, da Prefeitura promovem evento conjunto

Professora Tamyris Ramos com os alunos no Laboratório de Biologia

A promoção do primeiro “Ciclo da Terra da Urcamp” ao longo do mês de junho tem oferecido mais que um recorrente empenho em analisar com os acadêmicos dos mais diferentes cursos as transformações climáticas e impactos da ação do homem nos ecossistemas. Nas semanas que sucederam o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, o campus central e seus laboratórios têm sido o espaço para ampliar o conhecimento de estudantes do ensino básico sobre iniciativas de sustentabilidade e preocupações para com o Meio Ambiente. Nas atividades de recepção às escolas municipais, o “Ciclo da Terra Urcamp” e o projeto “Junho Verde”, desenvolvido pela Prefeitura de Bagé, agem em conjunto e também descobrem novas oportunidades de carreiras profissionais.

Na manhã de hoje, 21.06, os estudantes dos sextos e sétimos anos da Escola Municipal Santos Dumont foram recebidos pela coordenadora do curso de Ciências Biológicas da URCAMP, Tamyris Ramos. O grupo foi conduzido ao laboratório de telejornalismo do curso de Jornalismo da Urcamp e fez visita ao Jornal Minuano, onde foram recebidos pelos jornalistas Felipe Valduga, editor-geral, e Sidimar Rostan, subeditor. Já no laboratório do curso de Biologia, os jovens tiveram uma verdadeira aula de ciências e assistiram uma palestra muito dinâmica sobre “Mudanças climáticas” com a professora Tamyris Ramos.

À tarde, o supervisor de Ciências da Natureza da Secretaria Municipal de Educação, Francisco Machado da Cunha, conduziu as turmas da Escola Municipal General Mallet pelo roteiro disponibilizado no Centro Universitário da Região da Campanha. “A gente só tem a agradecer à Urcamp pela parceria com o Junho Verde. Eu acho que essa visita pode mudar a vida de muitos alunos. Alunos que vieram aqui hoje sem o pensamento de estudar em uma universidade, um curso superior. E eles podem mudar esta visão graças ao que estão vendo nesta visita. Hoje nós viemos com 40 alunos e, talvez, muitos deles mudem de ideia e escolham suas carreiras por causa dessa experiência”, conclui o supervisor. A professora Tamyris informa que as escolas de Ensino Médio também são convidadas às visitas, bastando fazer agendamento pelos canais da URCAMP.