Santa Casa de Caridade promove debate sobre o câncer colorretal no Salão de Atos da Urcamp

Evento reuniu profissionais da área da saúde para discutir a prevenção da doença

Em alusão ao Março Azul, mês dedicado à conscientização sobre o câncer colorretal, a Santa Casa de Caridade de Bagé, em parceria com a Urcamp, promoveu um debate sobre o tema na tarde de quinta-feira, 20, no Salão de Atos da Urcamp. O evento reuniu profissionais da área da saúde para discutir a prevenção, detecção e tratamento da doença, que é o segundo tipo de câncer mais incidente tanto em homens quanto em mulheres no Brasil.

Sob a mediação do médico Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, a programação contou com três palestras ministradas por especialistas. A primeira apresentação foi conduzida pela médica Sílvia Melo, que abordou o tema "Compreendendo o câncer colorretal: etiologia, epidemiologia e sinais de alerta". Em seguida, o próprio Carlos Eduardo Oliveira dos Santos falou sobre "Detecção e tratamento da neoplasia precoce", enfatizando a importância do diagnóstico antecipado.

O evento prosseguiu com a palestra do médico Maurício Colares Araújo, que trouxe reflexões sobre "Quando indicar Quimioterapia nos Tumores Colorretais". Encerrando a programação, a médica Patrícia Izetti apresentou os "Avanços no tratamento do câncer de reto", trazendo atualizações sobre as estratégias terapêuticas mais recentes.

De acordo com o médico Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, um dos organizadores do evento, a iniciativa buscou reforçar a importância da prevenção do câncer colorretal. "Trata-se do segundo câncer mais comum em incidência, tanto entre homens quanto mulheres, ficando atrás apenas do câncer de próstata e de mama. A estimativa é que tenhamos 45.600 casos em 2025. É uma doença prevenível, cujo exame padrão ouro é a colonoscopia, capaz de identificar lesões pré-malignas e até tratar o câncer em estágio inicial durante o próprio exame", explicou.

Ainda segundo Oliveira dos Santos, a discussão abordou desde a prevenção primária, por meio de hábitos alimentares saudáveis e mudanças comportamentais, até estratégias para a detecção precoce e tratamento da doença. O evento reforçou o compromisso da Santa Casa e da Urcamp com a disseminação de informações essenciais para a promoção da saúde e o combate ao câncer colorretal.