Urcamp lança projeto para criação de Instituto de Pesquisa em Tecnologia de Aplicação e Nutrição de Plantas

Por Redação Jornal Minuano

O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) tornou público, na sexta-feira, 18, durante um encontro realizado na Sala dos Conselhos do prédio central, em Bagé, com representantes do setor empresarial com atuação no mercado de insumos para Agricultura, um projeto visando a criação de um Instituto de Pesquisa voltado para o setor de Agronomia.

A agenda inicial, aliás, teve como foco o encontro de pessoas sensibilizadas em atender demandas reais do setor produtivo. "Hoje estamos conversando com pessoas do ramo de insumos para agricultura para identificar as necessidades, em especial na área de tecnologia de aplicação, utilização de misturas e compatibilidade de produtos que atendam a IN 40 do Ministério da Agricultura (MAPA) e, assim, as exigências do receituário agronômico", comentou professora e doutora Rosete Gottinari Kohn, que conduziu a reunião.

A estrutura, prevista para ser instalada junto ao Campus Rural da Urcamp, pretende permitir o desenvolvimento de pesquisas de longo prazo que contribuam para o fortalecimento de análises envolvendo produtos fitossanitários químicos, orgânicos e biológicos pulverizáveis.

De acordo com Rosete, que é coordenadora de projetos da Pró-reitoria de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Urcamp, o trabalho será, inicialmente, estabelecido 'para fitoprodutos utilizados na viticultura e olivicultura, totalizando em torno de 70 grupos de nutrientes foliares, biológicos, aminoácidos, inseticidas, fungicidas e algas'. "Será realizado um levantamento de todas as recomendações descritas nas bulas dos produtos de qualidade da água e volume de aplicação e a avaliação de compatibilidade dos produtos em calda, que consiste em avaliar produtos associados, em mistura e isolados, verificando visualmente a ocorrência de incompatibilidade", detalhou ao abordar a metodologia projetada para análises do futuro Instituto.

Ao JM, a professora mencionou que 'é extremamente importante o contato da Urcamp com as empresas'. “Congregar pessoas em esforços em prol de pesquisas aplicadas. (...) Estarmos de fato presentes no meio onde estamos inseridos e contribuir através da ciência reforça nosso papel enquanto instituição de Ensino Superior Comunitária", reforça.

Questionada sobre os próximos passos, Rosete frisou que, no momento, foi estabelecido o grupo de trabalho para atuar de modo que torne o Instituto de Pesquisa uma realidade. E a expectativa, já é positiva, já que mobilizou, neste primeiro momento, representantes de 20 empresas. "O que temos hoje é um grande encontro de potencialidades de vários segmentos, o que vamos fazer será formalizar os trabalhos de campo para disponibilizar resultados coletivos”, concluiu.