Curso de Ciências Biológicas realiza identificação de espécies de plantas nas áreas públicas de Bagé
Curso de Ciências Biológicas realiza identificação de espécies de plantas nas áreas públicas de Bagé
Os acadêmicos de Ciências Biológicas da Urcamp estão fazendo um levantamento dos líquens, musgos e samambaias das praças de Bagé. A primeira a ser pesquisada foi a Praça Carlos Gomes, junto a Escola Silveira Martins, centro da cidade, onde foram encontradas quatro espécies diferentes. A próxima aula será para fazer a identificação dessa vegetação.
As pteridófitas são popularmente conhecidas como samambaias e podem ser vistas em diferentes tipos de paisagens, principalmente associadas a presença de água, ou seja com umidade. A água possui um papel fundamental nas samambaias, transportando os seus esporos, que são as unidades reprodutivas das plantas.
As samambaias desempenham funções ecossistemas importantes para o meio ambiente, como por exemplo, a fixação de carbono e melhoria da qualidade do ar. A coordenadora do projeto e professora de Botânica Anabela Deble, reforça a relevância de se estimular o conhecimento das plantas e assim, a preservação do meio ambiente. "Esse projeto busca contribuir com a identificação e valorização das plantas das nossas praças através dos alunos de Biologia usando a interdisciplinaridade como ferramenta de ensino", conta.
O trabalho de identificação deve continuar percorrendo as principais praças da cidade e integra o Projeto De Ensino "Laboratório de Projetos Interdisciplinares" do Curso de Ciências Biológicas da Urcamp. A intenção é organizar uma exposição com as espécies devidamente identificadas e levá-la até as escolas.