Egressa da Urcamp é aprovada em mestrado da UFPel

Elen Zamberlan Seccon formou-se em Nutrição pela Urcamp - Foto - Arquivo Pessoal

A egressa do curso de Nutrição da Urcamp, Elen Zamberlan Seccon, de 22 anos, foi aprovada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Alimentos (PPGNA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ela irá desenvolver um estudo na linha de pesquisa “Influência da diabetes mellitus sobre a hipertensão arterial pulmonar: mecanismos e alternativas terapêuticas”, sob orientação do professor Dr. Paulo Cavalheiro Schenkel. O projeto de pesquisa que apresentou no processo seletivo aborda o potencial terapêutico da berberina no tratamento da hipertensão arterial pulmonar combinada à resistência à insulina.

Elen escolheu o curso de Nutrição movida pelo desejo de compreender o impacto da alimentação na saúde humana e optou pela Urcamp pela proximidade com sua cidade – Dom Pedrito. “Foi no 5° semestre do curso de Nutrição da Urcamp que eu decidi que, ao final da graduação, iria fazer Mestrado na UFPel, pois me apaixonei pela área da pesquisa. Desde então, comecei a me preparar de todas as formas possíveis. Busquei oportunidades para fazer pesquisa em laboratório, procurei me familiarizar com a leitura de artigos científicos, aprendi a ler em inglês e participei de congressos em diversas instituições. Não foi nada fácil. Já chorei muitas vezes durante a graduação pensando que não passaria no mestrado”, relata.

Apesar dificuldades vivenciadas, a nutricionista reconhece o papel essencial da Urcamp no processo. “Dei a sorte de poder contar com as professoras maravilhosas do curso de Nutrição da Urcamp. Todas me ajudaram de alguma forma, seja me levando a congressos, auxiliando na produção científica, me estimulando a fazer pesquisa, me possibilitando realizar monitoria, me dando apoio diante das dificuldades e, principalmente, acreditando no meu potencial. Agradeço muito a todos professores e demais funcionários da Urcamp que me auxiliaram com a documentação para a inscrição no Mestrado, pois sei que precisaram ser muito ágeis para concluir tudo a tempo”, observa.

As experiências acadêmicas proporcionadas pela Urcamp também foram fundamentais. Dentro desse contexto, Elen cita os trabalhos de pesquisa e de extensão em eventos, como o Congrega; dos Projetos Integradores, que oportunizavam aliar teoria e prática à comunidade; e da realização de estágio por breve período na reprodução in vitro de mudas de morango no Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (INTEC).

Uma das experiências que mais influenciaram sua trajetória foi a Iniciação Científica com o modelo experimental Drosophila melanogaster, a mosca da fruta, com a supervisão da professora Dra. Ana Colpo. “Sou imensamente grata por ter tido o prazer de colaborar com os estudantes do curso de Farmácia, Diogo Bianchetti e Nicole Batista, e com a Fisioterapeuta Esthefani Soares, egressa da Urcamp, além de outras acadêmicas de Fisioterapia que fizeram parte do nosso grupo de pesquisa. Foram os meus colegas de laboratório que me instigaram ainda mais a querer trabalhar na área experimental e me deram apoio nos momentos de incerteza”, comenta.

Determinada, Elen celebra a conquista com a certeza de que cada passo foi construído com esforço e dedicação. “Eu lutei com unhas e dentes pelas oportunidades que tive e para chegar até aqui. Nada foi por acaso. Passei os últimos dois anos e meio me preparando para a Pós-Graduação e, agora que eu finalmente consegui a oportunidade de realizar o meu sonho, não poderia estar mais feliz. Tenho consciência de que não será fácil, mas vou lutar pelo que quero, como sempre lutei”, finaliza.

Mais fotos