Cônsul alemã visita Museu Dom Diogo de Souza

Por Melissa Louçan

Representando o Consulado Geral da República Federal da Alemanha em Porto Alegre, a cônsul Maria Altmann visitou o Museu Dom Diogo de Souza, na tarde de segunda-feira, 17. A visita faz parte de um roteiro turístico pela região, com foco em pontos cruciais da história gaúcha, especialmente municípios com relevância na Revolução Farroupilha.

Maria viaja junto à amiga Lilly Charlotte Lutzenberger, filha do ambientalista José Lutzenberger - ele próprio visitou a Rainha da Fronteira, em 1993, a convite do grupo local Ecoarte. A dupla iniciou sua jornada em Bagé, onde, além do museu, visitou também o cemitério da Santa Casa. Da Rainha da Fronteira, seguiram para Piratini, Pelotas e Jaguarão.

Nascida em Heidelberg, na Alemanha, a cônsul reside no Brasil há décadas. Assumiu o consulado gaúcho no início deste ano e, desde então, tem demonstrado grande interesse pela história do estado, incluindo as missões jesuíticas e a Revolução Farroupilha.

"Trabalhando no consulado, que fica ao lado do Parque Farroupilha em Porto Alegre, percebi que não sabia muito sobre essa história", relatou Altmann. Foi então que decidiu se aprofundar no assunto, inclusive com visitas presenciais a alguns locais.

As visitas também servem como oportunidade para a cônsul conhecer melhor o Estado. Antes de assumir o cargo, seu conhecimento se limitava à Serra Gaúcha, que visitou em lua de mel, incluindo Gramado e Canela. "Quando as pessoas pensam no Brasil lá fora, pensam apenas no Rio de Janeiro. Mas o país tem muito mais a oferecer. O sul tem uma história rica e um grande potencial", ressalta Altmann.