Urcamp dá novo passo rumo à conquista do curso de Medicina

O Centro Universitário da Região da Campanha (Urcamp) está focado em sediar, em um futuro próximo, uma Faculdade de Medicina. Após anunciar, em dezembro do ano passado, o início de uma mobilização em busca da graduação, a Instituição de Ensino Superior deu um novo passo, nesta semana, ao reunir cerca de 30 médicos que deverão compor o grupo docente.

Integrando a agenda, o provedor da Santa Casa, Dr. Carlos Eduardo Oliveira dos Santos, que inclusive já foi convidado para coordenar a futura graduação, expressou a importância do encontro: "A reunião é justamente para dirimir as dúvidas e eles entenderem a grandeza do projeto e o impacto que a Faculdade de Medicina trará, não só para a cidade, não só para a instituição, mas principalmente para a saúde de Bagé e da região".

De acordo com Santos, a expectativa é de que uma confirmação ocorra até dezembro, quando o Governo Federal definirá quais propostas apresentadas atenderam aos requisitos estabelecidos e elaboraram o melhor projeto. Inclusive, perante esta proximidade, alguns tópicos relativos à graduação foram detalhados aos médicos durante o encontro, apontado como um marco na atual mobilização do setor. "Mostra que todos aqui estão pensando a mesma coisa, querendo construir um projeto realmente de qualidade que vai entregar bons profissionais um futuro bem próximo", reiterou.

A Dra. Ana Colpo, professora e coordenadora de Fisioterapia, envolvida no projeto do Curso de Medicina, destacou a relevância desse momento para a concretização do objetivo. "Estamos fazendo a parte estrutural, toda a partir de escrita, PPC, PDI e tudo para vincular o curso à instituição e, junto com isso, constituindo o nosso corpo docente que já tem que estar junto", mencionou ao relatar que a meta, de fato, é regulamentar a proposta ao edital lançado, em 2023, pela União, e encaminhar para avaliação até julho. "A ideia, hoje, era integralizar o corpo médico docente porque, no edital, tem a exigência de encaminhar os termos de compromisso dos médicos com a nossa instituição", completou.

O reitor da Urcamp, Prof. Dr. Guilherme Cassão Marques Bragança, enfatizou a importância histórica desse momento: "De fato, é um momento histórico, esperado há cerca de 14 anos. Hoje nós estamos com um grupo de médicos que representa de fato o cuidado, a saúde, a educação médica em toda a região e, a partir da mobilização conjunta, com estes profissionais, esperamos tornar o nosso sonho de oferecer Medicina na Urcamp, uma realidade". Ele, na ocasião, detalhou aos médicos presentes algumas projeções da proposta da Urcamp, as quais serão divulgadas, oficialmente, posteriormente.

Entenda mais
Em outubro do ano passado, o Ministério da Educação autorizou a abertura de até 95 novos cursos de Medicina, com 5,7 mil vagas, em 1.719 municípios do país, entre os quais Bagé foi um dos listados. No mesmo anúncio, foi detalhado que cada mantenedora de instituição privada de ensino superior poderá apresentar até duas propostas para instalação de cursos, sendo uma por unidade da federação.

A partir disto, a Urcamp definiu sua candidatura em busca da graduação ao formalizar um termo de cooperação pelo qual a Prefeitura de Bagé se comprometeu a apoiar, politicamente, que a Urcamp seja a escolhida para oferecer o curso de Ensino Superior. O mesmo trâmite foi oficializado junto às Administrações Municipais de Aceguá, Hulha Negra, Dom Pedrito, Lavras do Sul e Candiota.

O projeto do curso de Medicina da Urcamp encontra-se em desenvolvimento, com uma equipe dedicada trabalhando em sua elaboração. A previsão é que a proposta, assim que finalizada, seja enviada ao Ministério da Educação (MEC), que deve manifestar sua decisão em dezembro. Se aprovada a iniciativa, a perspectiva é que investimentos sejam feitos para que a graduação tenha início entre agosto de 2025 e março de 2026.