Urcamp participa de estudo para aproveitamento do prédio do Clube Comercial

Professoras do curso de Arquitetura marcam presença no encontro

Atendendo ao convite da Prefeitura de Bagé, a Urcamp enviou um grupo para debater o futuro do prédio do antigo Clube Comercial, no centro da cidade. Considerando os inúmeros projetos já realizados em parceria com os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil com as secretarias municipais, o reitor, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança, convocou uma equipe de professores a fim de responder à demanda.

“O encontro busca definir um futuro para o Clube Comercial. Então, eles estavam ali reunidos para ouvir a comunidade”, destaca a coordenadora do curso de Arquitetura, Fernanda Barasuol, descrevendo o encontro realizado na tarde desta quarta-feira,16, com representantes de vários setores da sociedade na sede do clube. A abordagem dos representantes da Urcamp lembrou os mais de 30 anos de atuação dos cursos que têm como característica a defesa da educação patrimonial. O grupo destacou que a Urcamp é uma instituição comunitária e que nessa condição se coloca à disposição da equipe de trabalho para auxiliar nas questões de levantamento e análise necessárias para determinar os passos seguintes da proposta.

Presente ao evento, a pró-reitora de Ensino da rcamp deixou registrado que que o clube deve ser protegido como patrimônio material e imaterial, mantendo o seu uso com eventos como formaturas, convenções e festas. "Porque faz parte da história e do imaginário da comunidade bajeense", explica.

Para o reitor da Urcamp, o movimento de reunir entidades, setores da sociedade para discutir o tema é positivo. “O Clube Comercial de Bagé é um exemplar arquitetônico único em Bagé. Além disso, é situado em uma posição privilegiada da área urbana. Portanto, deve ser destinado a um objetivo que atenda às demandas do maior número possível de cisadãos”, avalia.