Egressa da Urcamp é aprovada para doutorado na Espanha
Formada no curso de Direito da Urcamp, Débora Karoline de Oliveira Magalhães, de 27 anos, conquistou uma bolsa para a realização de um doutorado sanduíche na Europa. A pesquisa será desenvolvida no segundo semestre de 2025 na Universidade de Salamanca (USAL), na Espanha, como parte do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), onde, atualmente, cursa doutorado na linha de pesquisa em "Diversidade e Políticas Públicas". A bolsa foi concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Débora iniciou sua trajetória acadêmica na Urcamp, onde cursou a graduação em Direito, entre 2017 e 2021. Durante a graduação, foi bolsista de iniciação científica no Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) e integrou o Grupo de Pesquisas sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes (GEDIHCA/Urcamp), coordenado pelo professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira. Ela destaca que esses primeiros passos na pesquisa foram essenciais para seu desenvolvimento acadêmico, além do incentivo recebido por professores que acreditaram no seu potencial.
Após a graduação, Débora realizou mestrado em Direito na Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), em Santa Catarina, entre 2022 e 2023, com bolsa integral da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC). Sua dissertação foi desenvolvida na linha de pesquisa "Direito, Sociedade e Estado".
O doutorado sanduíche na USAL será voltado para o desenvolvimento de sua tese sobre “Políticas públicas socioassistenciais voltadas à proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência”. Débora explica que o projeto busca contribuir para a garantia dos direitos da infância em municípios brasileiros sem Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS). A pesquisa propõe construir fluxos de atendimento e encaminhamento para esses casos, com base na análise de dinâmicas de atendimento.
Durante o período na Universidade de Salamanca, Débora terá como coorientadora a professora Dra. Antonia Picornell Lucas, fundadora da Red Iberoamericana para la Docencia e Investigación en Derechos de la Infancia (REDidi). Entre as atividades previstas estão o levantamento bibliográfico e a análise de obras de referência, participação em encontros do grupo de pesquisa e eventos na área. “O Departamento de Trabalho e Serviço Social da USAL é reconhecido internacionalmente como referência em estudos sobre proteção social, serviços sociais e política social, temas centrais da minha tese”, explica.
Enquanto estiver fora do país, Débora continuará desenvolvendo as atividades do doutorado no Brasil de forma remota, sob a orientação do professor doutor André Viana Custódio, da UNISC, a quem atribui papel fundamental em seu desenvolvimento como pesquisadora.
A pesquisadora enfatiza que a conquista da bolsa CAPES para o doutorado sanduíche é resultado de uma trajetória construída com o apoio de instituições e professores que foram essenciais em sua formação. "Essa oportunidade traduz a realização de um sonho pessoal e profissional, fruto de muito esforço, mas também de uma rede de apoio que incluiu a Urcamp, onde tudo começou", conclui.