Semana do Ministério Público de Bagé é aberta com debate sobre desafios da carreira e o papel da instituição
A Semana do Ministério Público de Bagé foi aberta na noite de quarta-feira, 15, no Palacete Pedro Osório, com o painel apresentado pelo presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP-RS), Fernando Andrade Alves. O tema da palestra, “Desafios à carreira do Ministério Público”, deu início à programação do evento, que conta com a parceria do curso de Direito da Urcamp.
O evento integra o circuito estadual da Semana do Ministério Público, promovido pela AMP-RS em parceria com a Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP) e o Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MPRS). A jornada busca aproximar a instituição da comunidade e dos futuros operadores do Direito, por meio de palestras e debates em universidades e espaços públicos.
Durante sua fala, Fernando Andrade Alves destacou a importância de discutir com os estudantes o papel do Ministério Público na sociedade e as transformações que impactam a carreira. “Nós buscamos trazer um panorama sobre o que é o Ministério Público, como se dá o ingresso na carreira e quais são os desafios enfrentados atualmente. Há tentativas de limitar nossa atuação e autonomia, mas seguimos firmes na defesa da Constituição e da sociedade”, afirmou.
O presidente da AMP-RS também ressaltou a relevância do diálogo com a academia. “A Universidade é o ambiente ideal para aproximar o Ministério Público da comunidade. Esse evento é aberto a todos — estudantes, professores, autoridades e promotores — e nos permite debater o que o Ministério Público faz e representa”, pontuou.
Natural de Canela (RS), Alves é promotor de Justiça desde 2011 e possui especializações nas áreas de Direito Penal, Administrativo e Gestão Pública. Atualmente, preside a AMP-RS e a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública.
A coordenadora do curso de Direito da Urcamp, professora Lourdes Helena Martins, destacou a importância da retomada do evento em Bagé. “A volta da Semana do Ministério Público é um ganho expressivo para a formação dos nossos alunos. Além de discutir temas atuais e relevantes, mostra as diversas possibilidades profissionais que o curso de Direito oferece, especialmente no âmbito do Ministério Público”, afirmou. Ela lembrou que, depois de anos sem a realização do evento na cidade, a retomada ocorreu no ano passado graças à articulação do curso com os professores Claudio Rafael Morosin e Diogo Taborda - também promotores.
A programação
A programação da Semana do Ministério Público de Bagé segue nesta quinta-feira, 16, às 19h, novamente no Palacete Pedro Osório. A segunda noite contará com a palestra “A IA como ferramenta fundamental do profissional do Direito”, apresentada pelos promotores Márcio Abreu Ferreira da Cunha e Roberto Carmai Duarte Alvim Junior, abordando os impactos da inteligência artificial na prática jurídica.
Realizada desde 1984, a Semana do Ministério Público percorre cidades de todo o Estado, promovendo conhecimento, cidadania e reflexão sobre os rumos da instituição. Em 2025, o circuito já passou por São Borja, Santiago, São Luiz Gonzaga, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul, Pelotas e Alegrete, seguindo agora para Bagé e, posteriormente, para Taquara, entre os dias 22 e 24 de outubro.