Campo de estágio faz preparação para atendimentos de Fibromialgia no HU da Urcamp
O curso de Psicologia da Urcamp e a Associação das Pessoas com Fibromialgia de Bagé e Região, popularmente conhecida com Fibro Bagé, realizaram o alinhamento de sua parceria mediante ações voltadas à campanha do Setembro Amarelo. Desde o início do mês, a atividade mantida pelo curso e pela Associação vem prestando atendimento e acompanhamento psicológico às assistidas, a partir do estágio acadêmico criado e realizado no SEPA - Serviço Escola de Psicologia Aplicada - instalado no Hospital Universitário da Urcamp.
A atividade foi ajustada pela coordenadora do Curso de Psicologia da Urcamp, Sílvia Vargas, e a direção da Associação, representada por Lílian Mello e Zoraide da Silva. Neste modelo de apoio, a professora Psicóloga Marília Centeno, que supervisiona o Estágio de Desenvolvimento Humano e Saúde Mental (estágio de Psicoterapia Clínica do último ano) deu início à preparação dos acadêmicos para atendimento ao público específico da Fibro.
Como forma de esclarecer teoria e técnica, foi oferecida uma aula online no dia 20 de agosto com a psicóloga clínica, Elga Moreira da Cunha, que é pessoa com fibromialgia, especialista em Análise do Comportamento e trabalha na área clínica atendendo pessoas com fibromialgia em São Paulo. “É importante frisar que a formação acadêmica do bacharel em Psicologia é generalista, ou seja, as especializações em áreas e práticas específicas, são feitas de forma complementar, para além do Curso, por isso a necessidade das orientações prévias”, antecipa a coordenadora.
As atividades desenvolvidas no HU ocorrem sob supervisão do professor Elisandro Freitas - Responsável Técnico pelo Serviço de Psicologia no HU.