Urcamp e Guarany fazem primeira reunião prevendo parcerias para disputa dos campeonatos de 2024
ACORDO INCLUI BOLSAS PARA O CLUBE E ESTÁGIOS PARA ACADÊMICOS
O mês de dezembro vai chegar trazendo muitas oportunidades para a Urcamp e para o Guarany Futebol Clube. No dia 2, os dirigentes farão a apresentação de seu plantel e equipe técnica para enfrentar os desafios de 2024: disputar a Série A do Gauchão, a Série D do Campeonato Brasileiro e, muito provavelmente, a Copa do Brasil. Tudo isso deve fazer com que o Guarany seja um dos principais representantes de Bagé na mídia nacional durante o próximo ano, o que, para a Urcamp, também deve trazer resultados positivos porque a marca da instituição estará estampada na camiseta do alvirrubro.
Todo este compromisso, entretanto, começa antes. “É preciso garantir uma preparação de qualidade, o que significa levantar informações detalhadas sobre o perfil dos jogadores e informações que garantam a melhor performance possível dentro de uma ideia de regularidade de resultados”, antecipa o vice-presidente e médico, Jorge Kaé. O presidente, Heráclito Tato Moreira, informa que os esforços e investimentos do clube estão focados nos grandes torneios do ano e são baseados no desempenho. “E desempenho não é só ganhar um jogo, é manter este resultado com regularidade em todas as partidas. Isso não depende apenas da força física, mas de boa alimentação, qualidade da preparação em fisioterapia, acompanhamento profissional capaz de oferecer equilíbrio emocional à equipe”, argumenta. É por isso que o Guarany e a Urcamp estabeleceram parcerias que, tanto oferecem descontos e bolsas de estudo para membros do grupo e categorias de base, quanto, também, abrem espaços de estágios acadêmicos em diversas áreas que deverão dar suporte ao time durante os próximos desafios.
O pró-reitor de Ensino da Urcamp, professor doutor Rafael Bueno da Rosa Moreira, avalia a oportunidade como uma das mais ricas chances de união entre teoria e prática, principalmente na área da saúde e esportes, dos últimos anos. “Pelo relato do clube, serão necessários, já de início, dois estagiários diretos em Fisioterapia, Psicologia, Nutrição e Educação Física. Eles fazem parte da estratégia do clube de levantar um perfil individual dos jogadores com dados físicos e psicológicos que permitam aos dirigentes orientar treinamentos e até analisar as escalações de acordo com o desafio de cada partida”, antecipa. Para dar início a esta organização, os coordenadores de cada área se reuniram pela primeira vez na tarde desta quarta-feira, dia 13, no Estádio Estrela D’Alva. O pró-reitor relata que, além da demanda inicial, os coordenadores já identificaram junto aos dirigentes vários modelos de atuação que podem contemplar em longo prazo, a partir de pesquisas permanentes, a situação e o progresso dos treinamentos também entre as categorias de base do Guarany.
Já o vice-presidente de futebol, Cleo Coelho, acredita que a função dos estagiários da Urcamp no projeto do Guarany revela uma oportunidade de destacar-se entre as universidades gaúchas. “Nosso ambiente de disputa reúne grandes times, profissionais de alta qualidade que vêm à cidade oportunizando ampliação de redes de contatos entre estes jovens que vislumbram posição futura nas carreiras”, aponta. Coelho também destaca o fato de que esta equipe de profissionais e estagiários terão a função de amparar a qualidade do time em seus objetivos de conquistas inéditas para Bagé. “Isso deve estimular o compromisso e o sentimento de pertencimento de todos”, afirma.