Pró-reitor da Urcamp integra comissão organizadora da 13ª Galponeira

Collares também é fundador do Duo Salamanca - FOTO Jeferson Vainer

A cidade de Bagé se prepara para receber a 13ª edição da Galponeira, o tradicional festival de música nativista que celebra a cultura regional do Rio Grande do Sul e da América Latina. Visando garantir uma programação de alta qualidade, a edição deste ano conta com uma comissão organizadora composta por membros da Secretaria de Cultura, Amimba (Associação de Amigos do Instituto Municipal de Belas Artes), Urcamp e Unipampa. 

A Urcamp marca sua colaboração na equipe com a participação do pró-reitor de Inovação, Pó-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares. "A presença da universidade é muito importante em relação a seu status de entidade comunitária, realizando seu papel de preservação dos costumes e da cultura de nossa região. Além disso, a Urcamp sempre fomentou as artes regionais, desde sua fundação", pontua. Além de integrar a organização do evento, Collares é um dos membros da comissão julgadora já confirmada para esta edição.

Professor e artista

Conhecido nos meios acadêmicos pela experiência em cirurgia no curso de Medicina Veterinária da Urcamp, onde também é pró-reitor, o professor Guilherme Collares é um músico bageense que construiu uma extensa carreira a partir do folclore. Consagrou-se no ambiente cultural do nativismo formando o conhecido Duo Salamanca. Com o parceiro uruguaio Júlio Froz, Collares compôs e cantou músicas próprias e versões dos folclores sul-americano e gaúcho. Este ano a dupla promete um grande retorno.

A experiência dos palcos e as parcerias de carreira renderam-lhe a participação na quase totalidade dos festivais nativistas do estado. Reconhecido tanto como músico quanto como jurado, marcou presença, também, no júri da Califórnia da Canção Nativa, de Uruguaiana - reconhecido no meio artístico como o iconográfico festival nativista do Rio Grande do Sul. 

Collares tem cinco CDs. Um com o Duo Salamanca (Folclore para todos), dois com o grupo Folclore 4 (Folclore 4 e Folclore 4 canta autores bageenses) e dois com Edilberto Bérgamo (Recuerdo e Chamamé). Gravitando entre a música e a literatura, o professor lançou uma partitura para piano (Peças do folclore sul-americano) e um livro de poesias (Essência).

A 13ª Galponeira acontecerá no final de outubro, no Largo do Centro Administrativo, com apresentações de composições inéditas, shows e muita cultura tradicionalista gaúcha.



Mais fotos