Urcamp realiza Mostra de Projetos Integradores das Ciências Biológicas e Pedagogia
A Mostra de Projetos Integradores dos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia da Urcamp foi realizada na noite de terça-feira, 12, no saguão do Campus Central. A atividade apresentou trabalhos desenvolvidos por acadêmicos a partir de demandas reais identificadas na comunidade, com soluções criadas e aplicadas pelos próprios estudantes.
Organizados em grupos, estudantes buscaram demandas junto a instituições da rede pública municipal, escolas e empresas. Após a escolha dos temas, realizaram pesquisas para aprofundar o conhecimento sobre cada assunto, coletaram e analisaram dados e, na etapa final, ofereceram produtos adaptados à realidade encontrada. O resultado foram projetos concisos, que demonstraram apropriação do conhecimento, desenvolvimento de competências e protagonismo acadêmico, com impactos relevantes para a comunidade.
Entre os trabalhos, um dos exemplos foi o projeto “Entre Palavras e Raízes: Letramento com Identidade Riograndense”, do 2º semestre de Pedagogia, apresentado por Kaylane da Silveira Oliveira Prestes. “Nosso projeto busca enfrentar um dos maiores desafios deixados pela pandemia: a defasagem no desenvolvimento do letramento. A interrupção das aulas presenciais e as dificuldades do ensino remoto comprometeram e atrasaram a capacidade de muitas crianças compreenderem e utilizarem a escrita em seu cotidiano, sendo apenas uma criança alfabetizada e não letrada. Como solução criativa, o projeto propõe integrar a história e a identidade riograndense como recurso pedagógico, valorizando o conhecimento dos principais símbolos do nosso estado e trazendo figuras importantes da Cidade de Bagé. Por meio de brincadeiras, jogos e atividades lúdicas, a iniciativa promoveu não apenas o avanço nas habilidades de leitura e escrita, mas também o reconhecimento pela história de quem já esteve ou fez parte do lugar onde vivem e as origens de suas raízes”, explicou.
Outro projeto foi o “Ecocaminho”, do 5º semestre de Ciências Biológicas, apresentado por Marcos Meleiro, 20 anos. “Este projeto é de grande importância para a cidade de Bagé/RS, pois busca conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos, reduzindo os impactos ambientais e de saúde pública causados pelo lixo acumulado no Corredor das Tropas. Por meio da instalação de totens de coleta e da parceria com instituições locais para a destinação adequada de pilhas, cabos, cartelas de remédios e tampas plásticas, a iniciativa promove a reciclagem, incentiva a logística reversa e contribui para um ambiente urbano mais limpo, saudável e sustentável”, destacou.
No 2º semestre de Ciências Biológicas, Eduarda Acosta Soares apresentou o projeto “O Impacto da Urbanização nos Arroios de Bagé”. “O tema abordado é de extrema importância, pois afeta a vida humana e principalmente a flora e fauna local, através da poluição causada nos arroios. Visto que, levar métodos de sensibilização para alunos do ensino médio traz resultados significativos, pois a reflexão estimula em desenvolver atitudes práticas para trabalhar em um planeta mais equilibrado e sustentável”, afirmou.
Da Pedagogia, no 2º semestre, Louise Dias Freitas apresentou o projeto “Raízes de Afeto”. “O projeto nasceu com o propósito de oferecer às crianças do Lar Santo Estêvão momentos de brincadeiras, afeto e aprendizado. Por meio de atividades criativas e interativas, buscamos atender não apenas ao desenvolvimento cognitivo, mas também às necessidades emocionais e sociais dessas crianças em situação de vulnerabilidade adotiva. Cada brincadeira, cada história contada e cada gesto de cuidado se tornou um elo importante para fortalecer vínculos e proporcionar experiências significativas. Foi uma vivência transformadora, que mostrou o poder do brincar na construção de memórias afetivas e no fortalecimento da autoestima infantil”, relatou.
Responsável pela mostra, a professora doutora Clarisse Ismério avaliou o resultado de forma positiva. “Trabalhar com as (os) acadêmicas dos cursos de Ciências Biológicas e de Pedagogia foi uma experiência extremamente enriquecedora, pois observo que consegui contribuir para suas formações. Uma vez que tivemos como resultados projetos e produtos reais que visam atender as necessidades da comunidade local. Dessa forma observa-se a importância das práticas extensionistas na formação dos estudantes”, concluiu.