Formado na Urcamp, jornalista Filipe Duarte lança livro “Escola Gaúcha de Futebol”

Em Esportes | Por Yuri Cougo Dias

Afinal, existe um estilo de jogo próprio do Rio Grande do Sul? Esse é o questionamento que o jornalista Filipe Duarte busca responder com o livro “Escola Gaúcha de Futebol: a árvore genealógica dos treinadores do Rio Grande do Sul”, lançado em junho, pela editora Ludopédio. Formado em Jornalismo pela Urcamp, em 2008, Duarte, que atua como repórter esportivo do Grupo RBS, traça uma linha evolutiva de como o futebol gaúcho se desenvolveu e as inspirações que surgiram ao longo das décadas.

Nascido em São Borja, em 1988, Duarte residiu grande parte de sua vida na Rainha da Fronteira. Por conta disso, considera-se um “bajeense de coração”. Após ter concluído a graduação em Jornalismo pela Urcamp, rumou para Bento Gonçalves, onde teve a primeira experiência com a Rádio Viva News. Em 2010, transferiu-se para Porto Alegre e, na capital, passou pelas Rádios Gre-Nal, Guaíba e Bandeirantes. Na última, foi apresentador, também, do programa televisivo Donos da Bola. Em 2017, inclusive, fez cobertura da participação do Grêmio no Mundial Interclubes, direto dos Emirados Árabes Unidos. E, desde 2018, integra a equipe de Esportes do Grupo RBS.

Duarte teve a ideia de estudar o tema quando Tite foi apresentado, em 2016, como técnico da Seleção Brasileira. Naquele momento, foi questionado se havia uma escola gaúcha de treinadores, em razão dos seus antecessores também terem nascido em solo rio-grandense (Dunga, Mano Menezes e Felipão). A observação instigou o jornalista, que deu o pontapé inicial numa pesquisa minuciosa, a fim de constatar a existência de um estilo de jogo que fosse característico do futebol gaúcho. E, assim, surgiu o livro.

Dividida em 11 capítulos, a obra traz detalhes das ideias que permeavam as decisões de nomes conhecidos, como Ênio Andrade, Valdir Espinosa, Cláudio Duarte, Otacílio Gonçalves, Tite e Renato Portaluppi, até nomes ainda mais antigos, como Otto Bumbel, Telêmaco e Oswaldo Rolla (Foguinho).

No prefácio, a assinatura fica por conta de dois grandes nomes: o jornalista Sérgio Xavier Filho, comentarista da SporTV, e o técnico Roger Machado (atualmente no Fluminense), que fez a seguinte afirmação: “O texto tem a cadência de um bom meio de campo. Flui com informação e sabor. Ao terminar a leitura, estava tomado – vamos lá – de uma pontinha de orgulho: puxa, então o Rio Grande do Sul já fez tudo isso?”.

FICHA TÉCNICA

Escola Gaúcha De Futebol – A Árvore Genealógica dos Treinadores do Rio Grande do Sul
Autor: Filipe Duarte
Coleção Campo de Jogo – Volume 04 – Editora Ludopédio