Coordenadora do curso de História da Urcamp é convidada a organizar livro sobre Bagé

Em Cidade | Por Jaqueline Muza

O curso de História da Urcamp, através da coordenadora, Drª Clarisse Ismério, está participando e apoiando com a realização da obra “História de Bagé: Novos Olhares”. Além de Clarisse, que conta com dois capítulos na obra, o livro é organizado pelos historiadores Ms. Gustavo Figueira Andrade, Dr.ª Maria Medianeira Padoin, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A obra tem 22 capítulos e está em fase de editoração.

De acordo com Clarisse, a obra surgiu a partir de reflexões que identificaram algumas lacunas na historiografia sobre a produção do conhecimento acadêmico-científico e sua divulgação acerca da região da Campanha, especificamente sobre a cidade de Bagé. O objetivo do livro é organizar uma obra que reúna estudos recentes produzidos sobre a História de Bagé, que se utilizem de fontes de suportes variados, coletadas nos arquivos públicos e privados, nos museus de Bagé, em seus espaços urbanos, rurais, patrimoniais material e imaterial. A iniciativa busca privilegiar um olhar sobre os aspectos culturais, econômicos, políticos, sociais, artístico, entre outros.

Clarisse salienta que o livro será nos formatos e-book e impresso e ainda não tem data para o lançamento. Para ela, houve um crescimento de pesquisas nos últimos anos, que tem contemplado Bagé e a região da Campanha e que ainda não foram divulgadas. Com isso, a proposta foi organizar uma obra que reúna parte destes estudos e evidencie não apenas o que vem sendo produzido de novos conhecimentos sobre esta história local e regional, como também valorizar as instituições bajeenses e as famílias que preservam seus acervos e, assim, a memória local. “A comunidade poderá ter acesso aos resultados das pesquisas e o retorno de sua atenção para com a preservação de seu patrimônio histórico, cultural e documental”, disse.

De acordo com a doutora, o curso de História da Urcamp está custeando parte do impresso, bem como os dois autores. Porém, segundo ela, reunir estes estudos em formato de livro irá propiciar o registro e a relevante contribuição para a historiografia sul-rio-grandense acerca do Estado da arte do quem vem sendo produzido sobre uma cidade e uma sociedade que ocupou, durante boa parte dos séculos XIX e XX, posição de vanguarda em diversas áreas do cenário cultural, político, econômico e social do Rio Grande do Sul e do Brasil. “A obra, ao apresentar a diversidade de fontes que vem sendo utilizadas pelos pesquisadores, traz aportes para compreender uma história que não é apenas local, mas também fortemente vinculada ao espaço fronteiriço e ao contexto nacional e constituirá um ponto de referência para os estudos que venham a ser desenvolvidos e que abranjam este espaço”, relata.

Para Clarisse, é uma obra de extrema importância acadêmica porque reúne a pesquisa cientifica de mestres e doutores. A pesquisadora também ressalta que é uma iniciativa que valoriza a História enquanto ciência capaz de criar uma orientação cultural da vida prática humana, posto por problemas e carências de orientação no presente.

Segundo Andrade, no âmbito da Educação, o livro irá proporcionar material de estudo para docentes e discentes do município, atendendo a necessidade de formação continuada de professores prevista pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além do mais, o livro será importante referência para docentes e material didático a ser utilizado para a pesquisa pelos alunos, bem como em Instituições de Ensino Superior.

O mestre acredita que o retorno na área cultural será imediato, pois trata-se de autores selecionados no âmbito acadêmico, com estudos sérios e que valorizam a história e o patrimônio local/regional, os arquivos e instituições de memória bajeenses. “Nesse sentido, a obra poderá se tornar importante cartão de visita para todos interessados em investir e conhecer melhor sobre a cidade e região, tanto no aspecto turístico, empresarial, político, artístico-cultural e da educação no município”, informa.

BOX

Título: “História de Bagé : Novos Olhares”

I PARTE

Patrimônio, Cultura e Sociedade

Prefácio com nomes bajeenses: Elizabeth Fagundes

1. Preservação da memória documental de Bagé.

2. A trajetória da documentação da família Silva Tavares: do acesso privado ao público visando a difusão.

3. Tipologias e simbolismos do acervo do cemitério patrimonial da Santa Casa de Caridade de Bagé.

4. Vila Santa Thereza: patrimônio, memória e audiovisual.

5. A visualidade da Phenix: fotografia e imprensa ilustrada em Bagé.

6. Práticas associativas negras em Bagé: imprensa, carnaval e clubes sociais.

7. O Instituto Municipal de Belas Artes: estado do conhecimento e perspectivas para futuras abordagens.

8. As primeiras décadas do século XX: um balanço sobre a educação republicana no município de Bagé/RS.

9. O “Escrínio” de Andradina de Oliveira e o protagonismo feminista na cidade de Bagé/RS (1898).

II PARTE

Fronteira, Economia e Política

Prefácio com nomes bajeenses: José Carlos Teixeira Giorgis.

10. Ferrovia na Província de São Pedro: o caso da estrada de ferro Rio Grande – Bagé.

11. A exploração da mão de obra escrava na pecuária (campanha gaúcha, segunda metade do século XIX).

12. Os trabalhadores da Charqueada Industrial nos dados da Delegacia Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul.

13. Elites, família e riqueza na pecuária gaúcha: o caso dos estancieiros e charqueadores de Bagé (C. 1850-1930).

14. A Família Delabary.

15. O caso dos Valdenses: Imigração e redes de relação de uma comunidade italiana protestante partir da fronteira sul.

16. Os alemães-russos de Aceguá: as migrações dos Menonitas.

17. Os “Turcos” estão chegando: os imigrantes Sírios e Libaneses em Bagé.

18. Uma região em armas: a delimitação de uma região conformada pela guerra durante o século XIX no espaço platino.

19. O general João Nunes da Silva Tavares e a cidade de Bagé: do contexto da Proclamação da República à Revolução Federalista.

20. De Bagé à Europa: os espaços de circulação de Gaspar Silveira Martins.

21. O caudilho e a Rainha da Fronteira: apontamentos sobre a relação entre APARÍCIO Saraiva e o Município de Bagé durante as Revoluções de 1896 e 1904.

22. Por uma história operária de Bagé (RS): associações, imprensa e militância (1889-1930).