Estudantes do Ensino Básico fazem oficina de jornalismo no Minuano

Valduga detalha processo jornalístico
Estudantes foram recebidos na Reitoria da Urcamp

Jovens vão produzir jornal escolar no Colégio Espírito Santo

A Urcamp recebeu na tarde de hoje, 13.06, uma das cinco equipes de estudantes de oitavos anos do Colégio Espírito Santo, envolvidos no projeto "Explorando fontes de energia: uma jornada interdisciplinar" que vai culminar na produção de um jornal escolar. Os jovens tiveram encontro com o pró-reitor de Ensino, professor Rafael Moreira, na sala do reitor, e participaram de uma oficina prática de jornalismo impresso com o editor-geral do Jornal Minuano, Felipe Valduga, na própria sala de redação do diário. O encontro foi acompanhado pelo coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, Glauber Pereira.

Recebidos na sala da Reitoria, os estudantes foram informados sobre a história da Urcamp e seu método comunitário de desenvolver atividades de ensino em Bagé, Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel. “É uma forma de dizer para a sociedade que nossa instituição está nas comunidades e pretende a cada dia aproximar-se mais do convívio, oferecendo oportunidades de soluções para questões regionais”, informa o pró-reitor. Ao mencionar que a Urcamp foi uma das primeiras instituições do sul do estado a garantir o acesso ao Ensino Superior fora das capitais, os visitantes destacaram que alguns pais, parentes e amigos que se formaram na Urcamp.  “Isso comprova a grande influência que nossa instituição teve historicamente para garantir o desenvolvimento nas cidades onde atua”, apontou Moreira.

NA PRÁTICA

O roteiro elaborado pela professora de História, Liége Borba, responde a uma primeira visita feita pelo jornalista Felipe Valduga às turmas do Colégio Espírito Santo, quando promoveu uma apresentação teórica que iniciou a preparação do projeto. Desta vez, a atividade foi prática, realizada na sala de redação do Jornal Minuano, onde os alunos percorreram os caminhos da notícia, partindo da pauta, passando pela apuração e culminando com a publicação das reportagens. “Além dos recursos técnicos e processos de edição de um jornal, o trabalho auxilia a familiarizar estes jovens com a cidadania que a boa informação e o trabalho jornalístico de excelência podem promover”, avalia Valduga.

O jornal dos alunos deve ser o resultado de um projeto que trabalha gêneros textuais com participação de professores de todas as disciplinas dos oitavos anos e é preparado para a Feira de Ciências do Colégio Espírito Santo, prevista para dia 20 de julho. A coordenadora da atividade, professora Eduarda Gonçalves Ferreira da Silva, que divide as funções ligadas à Língua Portuguesa com a professora Lusiana Prates, explica que os jovens estão escrevendo descrições de visitas, editorial, resenha e artigo de opinião que devem estar na primeira edição da publicação.