Urcamp Campus de Sant'Ana do Livramento recebe menção na Câmara de Vereadores por trabalho desenvolvido na Comunidade

Uma verdadeira imersão no Mundo do “Aprender na Prática” foi promovida pela Urcamp Campus de Sant'Ana do Livramento e o Projeto Integrador, realizado pelos acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis foi diplomado, neste dia 12, no Legislativo da cidade.

O Projeto Integrador, também conhecido como PI, é uma estratégia pedagógica para promover atividades interdisciplinares e estabelecer uma relação entre os componentes curriculares do curso e a aplicação na vida cotidiana - em situações reais – dotando de significado a aprendizagem dos alunos. O ponto forte dos Projetos Integradores é a mobilização do acadêmico para resolver uma situação-problema presente em seu dia a dia ou que integre a sua realidade. Muitos devem questionar: Como funciona, na prática, o Projeto Integrador? O PI é uma etapa de formação acadêmica, de caráter obrigatório para aprovação no curso, e tem a capacidade de unir teoria e prática, mediante a definição de alguns eixos temáticos que foram estudados no curso – sempre com a orientação de um docente. O PI inicia, na prática, com a identificação de situação-problema em sua comunidade (na área do curso), amparada por métodos investigativos, como pesquisa, estudos, conversas com empreendedores, pessoas da comunidade, leituras, reflexões e assim, num passo a passo, o acadêmico chega a síntese, elaborando em seguida uma alternativa, um produto final para resolver a situação/problema proposta. Os resultados dessas iniciativas são transportados do mundo acadêmico para a sociedade onde o aluno está inserido.
Os Projetos Integradores possuem um magnífico objetivo que é de tirar o estudante do lugar de espectador para colocá-lo como sujeito do aprendizado.
Os comércios locais na Rua Rivarol dos Santos Padilha, atendidos pelos alunos dos Cursos de Ciências Contábeis e Administração de Empresas da Urcamp, receberam o “Produto final”. Trata-se de um documento elaborado pelos alunos, no formato impresso e encadernado, contendo estudos, pesquisas e explicações a respeito das solicitações feitas pelos empreendedores. Foram apresentados trabalhos individualizados (para cada empresa), respeitando as características de cada empreendimento e de cada demanda solicitada. Além do recebimento da cartilha explicativa, foi desenvolvido um workshop, onde cada grupo de alunos, apresentou e transmitiu, para cada empreendedor, as orientações referentes às solicitações recebidas.

O Projeto foi desenvolvido pelas professoras Rosemary Dias Gonçalves da Silva e Mirtha Silvana Garat Marin.

Plano de Marketing voltado para as Mídias Sociais

Os alunos do curso de Administração de Empresas desenvolveram, para todos os empreendedores, também individualmente, respeitando as características de seus empreendimentos, um Plano de Marketing digital com o intuito de impulsionar as vendas e, consequentemente, ter melhores resultados financeiros. O Plano abrangeu, entre outros elementos, os canais de redes sociais, perfis de clientes, calendário de conteúdos, periodicidade e monitoramento das postagens, táticas de marketing de redes sociais e o perfil da “buyer persona” no planejamento (que é a descrição do cliente ideal), abordando no conjunto de conteúdos, destaque para os pontos positivos das redes sociais na divulgação rápida dos produtos. Para alguns empreendimentos foram feitos os registros no Google Busines, no Facebook e no Instagram.

Urcamp: Teoria X Prática

Ao realizar este trabalho, de unir, em uma única localidade do município, com pequenos empreendedores de diversos ramos de atuação, o projeto Integrador do Curso de Ciências Contábeis e o Relatório de Estágio do Curso de Administração de Empresas, a Urcamp sente-se orgulhosa, não somente pela diversidade de desafios encarados, mas também pelas respostas positivas dadas pelos alunos, fortalecendo, cada vez mais, as interações “teoria e prática” e a certeza do aprimoramento na formação dos nossos discentes.