Urcamp é aprovada em edital para promover a 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

CONGREGA URCAMP SERÁ REALIZADO DURANTE PROGRAMAÇÃO

 

A Urcamp  obteve aprovação na seleção pública para a realização da 22ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. As equipes da Urcamp já preparam o evento para os dias 20 a 25 de outubro, data em que a atividade também será desenvolvida nas instituições parceiras em todo o Brasil. 

 

Visando fazer o mês de outubro um marco no incentivo à iniciação científica em toda a região de sua abrangência, a Urcamp promove a 22ª SNCT junto à programação do Congrega Urcamp - tradicional evento que promove conhecimento, pesquisa e extensão da Urcamp em todos os seus cinco campi. A proposta liderada pelo pró-reitor de Inovação, Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor doutor Guilherme Collares, é reunir os dois eventos no campus central da Urcamp em Bagé e oportunizar a recepção de todos os colégios da Urcamp dos municípios de Alegrete, Dom Pedrito, Santana do Livramento e São Gabriel para as atividades, tanto da Semana Nacional quanto da participação nas mostras de iniciação científica do Congrega. “Unidos, os eventos garantem uma participação estudantil muito mais amplificada, porque teremos a oportunidade de trazer pelos menos outros 20 municípios de todas as regiões de abrangência da Urcamp”, destaca Collares. 

 

A SNTC

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um evento feito para popularizar a ciência entre as escolas de maneira gratuita. Este ano o evento trabalha o tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”. A ideia é agregar a participação de escolas de 20 municípios da região de abrangência da Urcamp para uma série de eventos voltados à difusão, divulgação científica e popularização da ciência. Por isso, de 20 a 25 de outubro, a Urcamp vai sediar atividades já consagradas na Região da Campanha e Fronteira Oeste como a Mostra Científica Júnior, a Feira das Profissões e o Congrega Urcamp. Também estarão disponíveis inscrições para atividades como o #Ciência Pop, na qual a universidade abre as portas para a popularização da ciência, o Cineclube, Oficinas Temáticas: Águas Conectadas e Eventos de Comunicação Científica e, ainda, a popular Feira das Profissões da Urcamp.

 

Com a exceção do Congrega, todos os eventos serão oferecidos de forma gratuita para as escolas públicas, privadas e para a comunidade, o que inclui oficinas, visitações, feiras e intervenções culturais. A SNCT visa oportunizar práticas, vivências e sensibilização sobre a importância da Cultura Oceânica para a vida do planeta e o enfrentamento da crise climática nos territórios. “Espera-se, dessa forma, desenvolver a iniciação científica e popularizar a ciência, a temática ambiental, integrando o meio ambiente, a sociedade e a cultura regional como ferramentas de ampliação e multiplicação para a comunidade e escolares”, aponta o reitor da Urcamp, professor doutor Guilherme Cassão Marques Bragança. 

 

O Congrega Urcamp 2025

 

"A novidade é que as inscrições para o Congrega 2025 serão isentas para os acadêmicos, funcionários e professores com matrículas na Urcamp", revela o reitor Guilherme Bragança. A 19ª edição do Congrega Urcamp marca a consolidação de um evento que oportuniza mostra de trabalhos de diferentes modalidades. Permite inscrições de trabalhos para iniciação científica que estimula a produção de trabalhos de estudantes dos Ensino Básico (MIC Jr), apresenta a Mostra de Projetos de Extensão, Comunitários e Integradores e a Jornada de Pós-Graduação que recebe artigos de pesquisadores da educação acadêmica continuada. 

Mais fotos