Aposentado de 70 anos defende TCC e se forma em Agronomia pela Urcamp no fim do mês

Nunca é tarde para colher o resultado de sonhos que foram semeados com perseverança e que hoje servem de exemplo. Na última quinta-feira, 11, o aposentado Ruy Martins Peres, 70 anos, concluiu a última etapa de uma jornada de cinco anos frequentando os bancos universitários. Elegantemente, vestindo blaser, o acadêmico formando falou para seus professores de banca, no curso de Agronomia, sobre a pesquisa que desenvolveu nos vinhedos da vinícola Batalha, município de Pinheiro Machado. O trabalho de Conclusão de Curso – TCC, focou na implantação de um hectare de vinhedo para alternativa de renda para famílias de agricultura familiar, como alternativa para o pequeno produtor rural.
Do lado de fora da sala onde foi apresentada a banca, a presença dos familiares. Esposa, filha e netas, na torcida para que a apresentação do formando fosse exitosa. E foi. O trabalho garantiu aprovação por unanimidade da banca e seu Ruy agora só pensa em celebrar a formatura, marcada para o dia 27 de agosto de 2022. “Eu entrei para estimular minhas netas que não estavam entusiasmadas para fazer o Enem. Então fiz a proposta, se vocês fizerem eu também faço. Nós fizemos, passei e comecei a cursar Agronomia”, conta orgulhoso. O estudante sabia que teria que ser algo voltado ao agronegócio, pois trabalhava com venda de implementos e máquinas agrícolas antes de se aposentar.

Nos corredores da Urcamp, seu Ruy conta que era chamado de professor por muitos, pois não imaginavam que, aquele senhor de cabelos brancos, era mais um acadêmico tentando o sonho do curso superior. E o seu exemplo entusiasmou até mesmo os docentes. A professora Dra. Ana Cláudia Kallil Huber que orientou a parte acadêmica do trabalho, conta que a experiência foi motivadora. “A orientação foi um aprendizado de mão dupla, pois a experiência de vida dele, aliada ao meu conhecimento agronômico, resultou num belíssimo trabalho de TCC.. Foi gratificante para mim, uma realização ímpar na minha carreira de docência”, avalia. A orientação prática do TCC foi do próprio filho, engenheiro agrônomo Giovani Silveira Peres, também egresso da Urcamp.

A coordenadora do curso de Agronomia, professora Dra. Elianinha Silveira diz que a graduação do aluno veterano é um marco para o curso, que completou 52 anos em 2022. “É um momento de grande importância para a Agronomia e a Urcamp, que forma um aluno com grande paixão pela área, mostrando para todos que idade não impede ninguém de realizar um sonho”, justifica.
E para quem pensa que acabou, Seu Ruy surpreende mais uma vez, pois não dispensa a ideia de seguir estudando e agora já cogita fazer um mestrado para aprofundar ainda mais os conhecimentos adquiridos na graduação de Agronomia. “Nunca é tarde. Só de estar aqui dentro dessa Universidade, no meio desses professores e funcionários maravilhosos, isso aqui para mim foi um céu!”, conclui.