Acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo ampliam conhecimentos em viagem para o Uruguai
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Urcamp promoveu, nos dias 9 e 10 de novembro, uma viagem de estudos ao Uruguai. O roteiro incluiu visitas a Montevideo, Atlântida e Punta del Este. A proposta visou enriquecer o conhecimento dos acadêmicos com as visitas guiadas por arquitetos, pesquisadores e historiadores locais. O trajeto foi conduzido pela agência Cintia Viagens, permitindo aos alunos observar e analisar exemplares destacados de Arquitetura e Urbanismo, compreendendo formas, detalhes e técnicas construtivas, desde as épocas mais remotas até os dias atuais.
A jornada começou em Montevideo, com visitas ao Teatro Solís, Mercado do Porto e Mercado Agrícola, marcos consagrados da arquitetura da capital. A experiência incluiu, também, a observação de obras icônicas como a Faculdade de Arquitetura de Montevideo, projetada por Roman Fresnedo Siri, e a Igreja del Cristo Obrero em Atlântida, obra do renomado engenheiro e arquiteto Eladio Dieste e patrimônio da Unesco. Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de conhecer construções contemporâneas de arquitetos de destaque mundial, como o Complexo Antel, de Carlos Ott, e o Aeroporto de Montevideo, projetado por Rafael Viñoly.
Conforme relata a professora organizadora da viagem Magali Magali Nocchi Collares Gonçalves, em Punta del Este, a visita começou na Trump Tower, projetada pelo escritório argentino Dujovne-Hirsch, com um passeio pela área de lazer e interior da torre, incluindo uma unidade residencial. A experiência foi enriquecida pela presença do arquiteto Javier Gentile, que abriu as portas de sua residência e do projeto “Água Verde”, originalmente uma casa para um casal americano, atualmente funcionando como espaço para eventos.
A visita foi encerrada no Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA), projetado por Carlos Ott e inaugurado em 2022. A arquitetura do museu, com suas cinco salas de exposições, teatro, auditório e um extenso parque paisagístico com esculturas, destacou-se como um dos pontos altos do roteiro. Além das edificações, os aspectos urbanísticos e paisagísticos das cidades de Montevideo e Punta del Este foram temas centrais da análise dos acadêmicos, que observaram os traçados urbanos e a interação das cidades com as orlas do Rio da Prata e do Oceano Atlântico.
ORGANIZAÇÃO
O roteiro foi planejado pela professora doutora, Magali Nocchi Collares Gonçalves, e pela professora mestre Cristina Britto Wayne Gafreé Silveira, com a parceria do professor especialista, Marcelo David Pereira, e da acadêmica Luisa Visintainer Alves de Mello. O curso é coordenado pela professora mestre Fernanda Barasuol.