Egresso da Urcamp abre caminhos com teoria e prática da Psicologia do Esporte

Rodrigues apresenta três trabalhos em congresso nacional

O curso de Psicologia da Urcamp destaca em seu conjunto de oportunidades profissionais um avanço nas colocações alternativas assumidas pelos seus egressos. Um exemplo é o do psicólogo Renê Rodrigues, que, formado no ano de 2018, já cursou pós-graduação em Psicologia do Esporte e realizou diversos cursos de Educação Continuada na área. Na última semana, Rodrigues destacou-se no X Congresso de Psicologia do Esporte Brasileiro, evento realizado pela Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, realizado em Fortaleza (CE). 

 

A atividade reúne todos os estados brasileiros em um único espaço. Em 2025, foram mais de 340 trabalhos inscritos, entre os quais três foram do egresso da Urcamp: um como autor principal, dois como co-autor:  “Psicologia do esporte na reabilitação de atletas em clube do interior gaúcho”; “Experiência de apoio psicológico a atletas em categorias de base” e “Uma experiência de cuidado psicológico a um jovem atleta lesionado”. Os temas traduzem as descobertas e observações de uma carreira voltada à atividade desportiva.

 

“O Renê iniciou sua trajetória de estágios no Bagé Basquetebol Clube e na academia de jiu-jitsu GNFT. Atuou, em 2023, no Grêmio Esportivo Bagé, como um pioneiro profissional da Psicologia do Esporte em clube local”, informa a coordenadora Sílvia Vargas. Em 2024, o psicólogo esteve na equipe feminina de vôlei ASUT, de onde retornou para as categorias de base do Grêmio Esportivo Bagé, desenvolvendo trabalhos com as categorias sub-20 e sub-17. Renê divide conquistas de títulos com a equipe jalde-negra, como a Taça Pequeno Gigante realizada em Rolante com a Sub-20, e da Copa Taquari com a categoria sub-17, que determinou a permanência com o plantel principal na divisão de acesso em 2025.

 

Mais fotos