Reitora da Urcamp recebe, hoje, Medalha da 54ª Legislatura, em Porto Alegre

Lia Quintana foi a primeira mulher a assumir a Reitoria da Urcamp

Ao meio dia e meio desta quarta-feira, 11, a Reitora da Universidade da Região da Campanha e Presidente da Fundação Attila Taborda, professora Lia Maria Herzer Quintana, recebe, na Assembleia Legislativa, a Medalha da 54ª Legislatura. A honraria foi concedida pelo Deputado Estadual Luiz Fernando Mainardi, que destaca o trabalho desenvolvido pela gestora nestes últimos oito anos à frente da Instituição de Ensino Superior. O mesmo ato se repete amanhã, às 20 horas, no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo de Souza, para que a comunidade acadêmica e bajeense, tenha a oportunidade de homenagear a reitora.

Personalidades que se destacam em sua área de atuação. Essa é a principal justificativa para conceder a Medalha da 54ª Legislatura. No caso de Lia Maria Herzer Quintana, não poderia ser diferente. Aos 50 anos Lia Quintana fez história se elegendo como a primeira reitora mulher da Universidade da Região da Campanha. Seu trabalho e suas conquistas foram tão além do esperando - diante do histórico da instituição - que um mandato se tornou pouco para que ela pudesse reerguer a mais antiga universidade da Região. A Engenheira Civil, mostrou que não era mestre apenas em sua área de formação, mas também na arte de gerir. E hoje, completando oito anos de Reitoria, chega ao Legislativo para a outorga que acontece na Sala da Presidência em razão de todo mérito que sua trajetória merece.

Para o Deputado Luiz Fernando Mainardi, autor da sugestão, o trabalho de Lia Quintana é exemplar. "Ele merece ser destacado. A Urcamp se tornou uma universidade de primeiro nível. Mostrar os feitos da reitora é uma obrigação enquanto representante da comunidade, comenta o parlamentar que já havia destacado, “a Lia conseguiu ultrapassar as dificuldades que a Instituição enfrentava; ela superou as batalhas com a confiança e credibilidade que lhes precede".

Amanhã, às 20 horas, a comunidade tem a oportunidade de homenagear a Reitora da Urcamp no Complexo Cultural do Museu Dom Diogo. O mesmo ato solene acontece em Bagé em razão do campus central estar localizado na Rainha da Fronteira e também com o objetivo de integração.