Urcamp presente na Feira de Ciências da Escola São Pedro

Grupo de avaliadores das instituições de ensino convidadas pela EMEF São Pedro

A Urcamp reafirma a tradicional parceria com as mostras científicas das escolas de Bagé. Nesta quinta-feira, foi a vez da Feira de Ciências da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Pedro, onde quatro professores avaliadores e uma aluna avaliadora marcaram presença. O tema da 12ª Feira das Ciências da Escola São Pedro deste ano esteve alinhado com a temática sugerida pela 4ª FaceBagé, que é Ciência e Sustentabilidade, Sugestões para um Mundo Melhor. 

O evento reuniu mais de 130 trabalhos durante a manhã, outros 20 pela tarde entre turmas de anos iniciais, finais e turno integral, que contaram com avaliadores da Urcamp, IFSul e Unipampa. Os avaliadores representante da Urcamp foram o coordenador do curso de Jornalismo, Glauber Pereira, a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Tamyris Ramos, as professoras do curso de Agronomia, Rosete Gottinari Kohn e Ana Cláudia Kalil Huber e a acadêmica do curso de ciências Biológicas, Eduarda Acosta Soares. 

A Escola São Pedro fez justiça ao tema proposto, apresentando trabalhos com estudos voltados à preservação ambiental. “Vi de maneira muito positiva o fato de haverem vários estudos demonstrando o correto uso da coleta seletiva de resíduos, a descrição adequada do tratamento da água potável e os problemas oriundos do desmatamento", analisa o jornalista Glauber Pereira. Já a coordenadora do curso de Ciências Biológicas, teve, também, outros motivos para se alegrar durante a atividade. “Encontrei o professor de Educação Ambiental da escola, o Ricardo Schulz, que é egresso do curso da Urcamp. Ver um ex-aluno nosso em plena atividade, sendo reconhecido no seu grupo, nos enche de orgulho”, destacou Tamyris Ramos. 

A coordenadora da atividade na Escola São Pedro, professora Camila Concilio, destaca que a feira incentiva os alunos a realizarem pesquisas. “Temos o objetivo de engajar e iniciar os alunos no saber científico. A gente busca também que eles tenham interesse de seguir pesquisando, quem sabe fazer cursos de graduação nesta área. Então desta forma nós consideramos que a Feira de Ciências mais uma vez cumpriu seu papel pedagógico” conclui.

Mais fotos